Pular para o conteúdo principal

De Dolores a Bolsonaro




Crônica do Programa Garimpo do próximo dia 5 de abril de 2011
Rádio Nacional 1130 KHZ – 21 horas. Reprise na sexta no mesmo horário


Estes últimos dias meu espírito tem sido ocupado por uma artista brasileira da maior importância e que muitos talvez desconheçam. Os da antiga, os do tempo do mundo real, em que havia dor de cotovelo, que se cantavam dores e sofrimentos, devem se lembrar.  Os de hoje, os que não pesquisam sobre música popular, provavelmente não se lembram pois vivemos o tempo da alegria a fórceps, e ninguém quer mais ficar cantando em alto e bom som que perdeu um grande amor. Ultimamente as pessoas estão preferindo cantar alto e em som duvidoso apenas as alegrias da vida, como se fossemos seres feitos só da parte alegre do viver.
Mas tudo bem, cada um sabe de si, e como diz Wilson da s Neves, “trata de ti”.
Mas Dolores Duran, a quem eu ouvi muito em fita cassete na minha juventude, volta agora aos meus hábitos de ouvinte de música, e volta com tudo.
Volta com as músicas geniais que compôs, volta com projetos dedicados a sua obra lançados recentemente, volta toda hora coincidentemente, numa citação aqui e ali.

Dando uma geral por aí fiquei sabendo de duas histórias que me chamaram atenção em relação a Dolores Duran e que eu gostaria de contar para os que não sabem, aproveitando as mais uma vez infelizes declarações públicas do Deputado Jair Bolsonaro.
Dolores Duran era não branca. Digo não branca, porque se eu disser que ela era negra tem gente que vai dizer que era mulata e outros vão dizer que era morena, ou mestiça e por vai. Então pra facilitar, a não branca Dolores Duran teve um romance com o não menos genial João Donato que teve que sair do Brasil por conta das proibições da família ao seu namoro com a não branca Dolores Duran. O argumento é que ela era mais velha do que ele. (!)
Dolores Duran teve outro amor e  se casou, mas sua mãe foi proibida pelo noivo de comparecer a cerimônia porque ela era negra. Mais uma das dores de Dolores.
Dolores Duran era cantora de boites, trabalhava à noite, dormia de dia. A saúde que já era fragilizada não agüentou e ela faleceu aos vinte e nove anos deixando obras maravilhosas como as que você está ouvindo nas entrelinhas dessa crônica.

Havia um freqüentador na boite onde ela cantava que ia quase todo dia assistir Dolores, mas não falava com ela por ser não branca. Ele chamava o garçom e dizia: “Manda aquela  negrinha cantar tal música”.
Neste mesmo momento em que me envolvo com a história de Dolores Duran, fiquei extremamente ofendido e triste, enquanto ser humano, enquanto cidadão que paga imposto, com as declarações racistas do deputado Bolsonaro, recentemente num programa de televisão. Falo da minha tristeza com medo, porque a violência da declaração assusta. Estamos em 2011, ano que temos uma mulher na Presidência do Brasil, um negro na Presidência dos USA e o casamento entre homossexuais é legalizado na Argentina.
As declarações do Deputado  e o apoio de seus adeptos estão na contramão do tempo, ou seja, são do ano de 1102.
O compositor Billy Blanco compôs um samba chamado  “A Banca do Distinto”, por conta daquela história da boite com a negrinha Dolores Duran.
Encerro então essa crônica dedicando este samba do Billy ao Deputado Bolsonaro, na voz da negríssima Elza Soares..

Até a próxima semana e muita paz a todos os ouvintes da Rádio Nacional, com solidariedade, amor e respeito as diferenças.

A BANCA DO DISTINTO (Billy Blanco) - Com Elza Soares

Não fala com pobre, não dá mão a preto
Não carrega embrulho
Pra que tanta pose, doutor
Pra que esse orgulho
A bruxa que é cega esbarra na gente
E a vida estanca
O enfarte lhe pega, doutor
E acaba essa banca
A vaidade é assim, põe o bobo no alto
E retira a escada
Mas fica por perto esperando sentada
Mais cedo ou mais tarde ele acaba no chão
Mais alto o coqueiro, maior é o tombo do coco afinal
Todo mundo é igual quando tombo termina
Com terra em cima e na horizontal

Comentários

Os asiáticos tem uma máxima que fala que o homem nasceu com dois ouvidos, dois olhos e uma boca. Por isso devemos ouvir e ver duplamente e falar o menos possível. Quando penso na "liberdade de expressão" acho válida em um país democrático e de direito, mas a liberdade é um valor que deve ter responsabilidade e respeito. Ainda sobre máximas, uma bem brasileira diz que "quem diz o quer ouve o que não quer" e é conseqüência da falta de respeito para com as pessoas. Se uma pessoa quando entrevistada não entendeu a pergunta não deveria responder sem saber. Hoje é dia 1º de abril, quando se fez um golpe que prejudicou o Brasil e gerou o bolsonariato que herdamos. Alea jacta est!
nivaldo duarte disse…
"A minha primeira fase de encantamento com a música começou, em sombras de dúvidas com o velho”rabo quente”. A segunda fase aconteceu quando decobri que estava apaixonado por aquele ambiente que rolava no estúdio. Eu convivia com a música, assistia ao seu nascimento, ajudava no parto, e às vezes até na fecundação, como no dia em que vi e ouvi uma moça baixinha dedilhando um violão, pedir a nossa opinião sobre uma musiquinha (musiquinha ?????), que estava terminando. As primeiras frases nunca mais saíram da minha cabeça:
A gente briga
Diz tanta coisa que não quer dizer
Fica pensando que não vai sofrer..."
Pois é. Dolores Duran, também vez por outra aparecia lá no estúdio, para contar e saber da últimas novidades; era contratada da rádio Nacional como cantora e curiosamente para cantar repertório internacional. E o fazia muito bem no inglês, francês, italiano, etc.
Eu tenho a impressão que a compositora escondida dentro dela, resolveu botar a cabeça pra fora do esconderijo, naquele dia. E eu vi isso.
Chico Alves disse…
Claudio, olha só o que o idiota do Cláudio Rosário escreveu depois de ser afastado do elenco do Botafogo.

- Bom fui afastado do elenco!! Tudo bem!!! Agradeço o clube por tudo!! E respeito todos!! Deus abençoe vocês!! Vou morrer preto mas sou homem !! Tenho caráter, tirei um peso da minha cabeça!!

é brincadeira né?
Irinéa MRibeiro disse…
Essa história que o Billy conta,vai mais longe!
O tal cara pedia ao garçom pra fazer um sanduiche embrulha-lo e somente entregar a ele quando saísse.
("Nào carrega embrulho")
e, segundo papo com o Billy, quando a Dolores cantou esse samba, ele ficou olhando...olhando...e depois levantou e foi embora.
Carapuçou! eheheh
Billy namorava a Dolores e estava sempre na boite, observando o cara, ele pode criar mais fácil o samba!
Bom estar com vc! bj

Postagens mais visitadas deste blog

Valeu Zumbi!!!

Valeu Zumbi!!!! Com este grito encerramos na madrugada do dia 20 o show feito em homenagem a Luiz Carlos da Vila promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Milhares de pessoas na praça, dezenas de artistas amigos do Luiz, todos cantando e se emocionando, mesmo fora do palco. Tudo do jeito dele, com muita alegria, samba e cerveja gelada. Valeu Zumbi, saudação cunhada pelo Luiz no samba enredo da Vila Isabel de 1988, deve estar sendo gritada muitas vezes por este país afora nestas comemorações do dia da Consciência Negra. Neste momento em que escrevo estou em Mauá, São Paulo para atuar num show de praça, integrando a banda do Martinho da Vila, numa comemoração deste dia de graça. Gostaria de escrever aqui algumas coisas relativas ao assunto. Estou sem tempo, mas não posso deixar passar em branco este dia sem dizer que sou a favor das cotas, que o racismo no Brasil é muito louco por ser um país de miscigenados, que as lutas para acabar com o preconceito e a descriminação não deveriam ser l

Matura idade.

Enfim, faço sessenta anos neste 3 de outubro de 2009. Não são aqueles anos intermediários entre a juventude e o início do fim, tipo quarenta ou cinquenta. São sessenta anos, meus camaradas. Ao contrário do que eu mesmo poderia imaginar, não vou lançar CD comemorativo, não vou fazer show comemorativo de idade e não sei quantos de carreira, nem vou fazer nenhuma roda de samba. Também não vou receber os amigos no Bar Getúlio, como pensei em algum momento. Minha comemoração dos sessenta vai ser em família, fora do Rio, na calma. Vai ser desse jeito porque ao longo destes anos todos desenvolvi uma arte que aprendi com meu pai que foi a de fazer amizades e comemorá-las, frequentemente. Entre tantas que cultivei em todo esse tempo, além de minha mãe, duas não estão mais por aqui – Paulinho Albuquerque e Luiz Carlos da Vila. Um festão de sessenta anos sem eles, é choro meu na certa. Além disso, eu teria que estar com uma grana que anda meio fugida de mim, para não deixar amigo nenhum sem ser c

O Méier baixa na Lapa e leva o caneco

Ontem, 20 de janeiro de 2008, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, foi uma noite realmente especial para nós do Bloco dos Cachaças. Nascido de regados encontros no bairro do Méier, subúrbio carioca, na casa do casal Diniz (Mauro e Claudia), o bloco cresceu e passou a reunir uma galera em deliciosa feijoada domingueira num sitio em Jacarepaguá.. Passeio tipicamente suburbano e familiar, uma onda totalmente Muriqui ou Paquetá, que reúne músicos, jornalistas, sambistas, crianças, e boêmios de um modo geral, uma boa parte embarcados em vans vindas dos quatro cantos da cidade. Ao vencermos na noite de ontem o concurso de marchinhas da Fundição Progresso foi como a confirmação do batismo do Bloco feito por nossos padrinhos Zeca Pagodinho e Marisa Monte. O bloco dos Cachaças, enfim, saúda a imprensa falada, escrita, “blogada”, televisada e pede passagem. Pede passagem para no embalo de sua marchinha, “Volante com cachaça não combina”, engrossar esse cordão que cobra m