05/01/2008

Tentando curar a ressaca do mundo

E é a vida que segue. Ano novo, vida nova, blog novo. A arrumação das gavetas vem vindo desde o final do ano que passou com mudanças na vida profissional e espiritual. A afetiva, graças a Deus, vai bem. A observação da vida e do mundo começa a mudar em mim também com os sessentinha chegando perto. O otimismo já não está tão em alta, mas não é aquele bode existencial que está ficando no lugar, mas sim um sentimento quase suicida de profunda indignação ao não me permitir ser enganado pelas mentiras que todo dia o mundo moderno está vendendo para os menos de quarenta, e ao que parece, eles estão gostando. Problema deles.
A vida segue e o mundo muda, mas existem coisas que estão longe de mudar e em algum momento parece que vieram para nunca mais nos deixar, como a ressaca que eu estou agora. Pra ela um banho frio e suco de tomate, missoshiro ou Gatorade, para o ano que chega, um choque de realidade. Exemplos?

* Estava vendo um programa estes dias, o SBT Repórter. Puxa vida! Há muito tempo eu não via uma intenção de copiar um formato como o que SBT fez com o Globo Repórter. Será que não há outro jeito de fazer esse tipo de programa? Uma coisa nova, moderna, original? Parece que não. Então não me venham com esse papo de que a televisão brasileira é a melhor do mundo só por conta das bem feitas novelas que exporta. Já tive a oportunidade de ver TV em vários países e posso afirmar que em matéria de formação cultural, social, moral e política, a brasileira está longe de várias do mundo. Aguardo com simpatia a TV que o governo quer implantar.

* Na revista do Globo do dia 30 de dezembro de 2007 parecia que eu estava lendo uma Revista de Domingo do JB dos anos sessenta. Em toda a revista não havia uma única foto de um mulato ou negro, nada relacionado ao Brasil, parecia uma revista de um jornal da Holanda, e como um casual requinte de crueldade, no final da revista havia uma propaganda intitulada “Deu branco”. Coincidência, é claro. Será que esses caras se lembram que estão no Brasil quando preparam suas publicações? Parece que não. Tomara, porque se for intencional será pior ainda. Mas por favor, tem dó, não venham me dizer que no Brasil não há racismo ou que vivemos numa democracia racial.

* Os ingleses, franceses, mongóis, alemães, portugueses, vikings e outros vários povos saíram aí pelo mundo pegando na marra tudo quanto foi terra possível. Civilizações várias foram destruídas e os remanescentes continuam na maior luta pra se firmar. É o caso pelos menos dos africanos.
Os colonizadores se aproveitaram da multiplicidade de tribos rivais para estabelecerem uma exploração durante séculos. Ouro, diamante, manganês e gente para ser escrava nas colônias.
Entra guerra de independência, sai guerra de independência e a felicidade e a paz não chegam para estes povos. Olha o que acontece com o Quênia. Puxa!, estivemos lá há pouco, não poderia imaginar que tudo isso estava para acontecer. Eu esperava mesmo alguma coisa por parte dos mulçumanos que vimos bem mobilizados com seus comícios em frente aos templos.
E agora é guerra de novo, principalmente nas favelas. Africanos explorando e matando africanos. Sempre foi assim e parece que isso nunca vai mudar. Afinal, essa é a historia da natureza. Sobrevivem os mais fortes. É o homem matando o homem e depredando tudo à sua volta.
Então, por favor, não venham me dizer que o socialismo é ruim ou é bom; que o capitalismo é a solução ou o desastre; que a democracia é o melhor regime para os povos e o que o Chaves é o ditador e o Bush o democrata, ou vice-versa. Tudo isso é o maior caô.

* Mas como tenho que ter fé? Também não me venham falar em fé. Várias religiões já fizeram muita besteira em nome de Deus - e nem por isso desapareceram os pecados do mundo - e estamos ficando cada vez mais distantes do paraíso.
Já está mais do que provado que a fé não remove mais as montanhas. O que remove as montanhas é o desmatamento por conta da exploração da madeira que faz a chuva levar a terra pra longe. A fé está é construindo montanhas de dinheiro para as modernas religiões digitais em baixo do nariz do poder público que nada faz para proteger a fé do povo.

Então fica combinado assim: desejo para todos os meus amigos e visitantes do meu novo blog um 2008 novo, com mais verdades e menos hipocrisia. Com mais cultura e menos indústria cultural. Com menos projetos (arhg!) e mais união para realizar coisas. Um ano novo Novo, enfim, porque 2007 caducou de tão velho que foi em relação à nossa história humana.
Agora, tem uma coisa que vai mudar o mundo neste ano que se inicia que é o “Bloco dos Cachaças”. Nos aguardem.

20 comentários:

Timoneiro disse...

Cláudio,

Parabéns pelo blog. Já vai para os favoritos.

Suas palavras vêm de encontro ao que estou sentindo nesses dias. Acho que este balanço faz parte de todos nós neste início de ano.

Outro dia um amigo me disse, a propósito das constantes inovações que faço no site e nos blogs, que eu sou um 'vulcão de criatividade'. Até concordo, pois trabalho de sol a sol, sempre criando coisas novas. Mas tenho me mostrado totalmente incapaz de me sustentar. De que vale isso tudo?

E tanta gente se dá bem com meios muito mais fáceis de ganhar a vida, sem estudar, sem saber ler ou escrever.

Enfim, são coisas de virada de ano. Depois a gente se acostuma.

Grande abraço,

Paulo

L. Filipe disse...

Ueeeeeba! Vida longa pro novo blog, Cláudio! Feliz 2008, que a gente se encontre mais neste ano!

L. Filipe disse...

Ah, Cláudio, só uma coisa: os textos continuam ótimos, mas a letra diminuiu! Dá pra dar uma aumentadinha no corpinho? Seus leitores mais velhos que você, como eu, por exemplo, têm dificuldade de enxergar... rsrs

Emilio disse...

Meu caro tudo de bom pra ti. Levanta a poeira e dá a volta por cima porque a missão é dura e te espera. arregaça as mangas e vamos ao combate. Sei és um guerrilheiro, ou melhor, um combatente.Se 2007 não foi bom, 2008 será o ano "Cláudio Jorge". Cura-te da ressaca porque estamos a tua espera em Portugal na Associação Lusofonia, Cultura e Cidadania.
Um abraço pra ti meu caro e pra o Macelinho que não dá novas.
Ele (Macelinho) e o Martinho são nossos.

Marcelo disse...

Claudinho,

So entrei para inaugurar os comentários e lhe desejar:

Vida longa ao novo blog.

Felicidade máxima em 2008.

Saudações alvinegras.
Marcelo Sá Corrêa

Cláudio Jorge disse...

Valeu Filipe. Vamos tentar amanhã,naquela missa? Vou aumentar a letra pra você. Beijos

rapazdochapeu disse...

Um abraço daqui de Lisboa.
O blog promete cláudio.
Leonel de Jesus.

Anônimo disse...

Parabens Claudinho pelonovo blog. Novo ano novas ideias brilhantes como sempre. Fico aguardando o seu novo disco no Hotel em BH. Chego no Brasil no dia 10 de janeiro
Um forte abraço

Nil Luz

milenatiburcio disse...

Oi Claudio,estou passando pra desejar um ano de 2008 maravilhoso. Continuo ligada no blog. Beijos, Milena

Luiz Alberto Machado disse...

Parabens pelo espaço, está ótimo. Estarei indicando nas minhas páginas.
Abração
www.luizalbertomachado.com.br

eugenia disse...

q texto excelente, amigo!
já publiquei a boa-nova na Agenda do Samba e Choro... já tá no ar: www.samba-choro.com.br/noticias (tá na seção Sítios).

Cabral disse...

Saravá então, muito AXÉ e agua no pao. Depois de ler tudo isso, cheguei a conclusão, de que não sobrevivemos sem problemas. Forte Abraço e sucesso no novo blog cultural.

Cabral

Platini disse...

Cláudio Jorge é "coisa de chefe", você está devendo uma visita aqui em BH, para nos brindar com o novo CD que está raro aqui e, ainda não tive oportunidade de adquiri-lo.

Abraço.

Eduardo "Platini"

Luiz Carlos disse...

e aí meu "pato" da sinuca.
legal seu texto: acreditar em outro mundo possível, meu irmão,
é fazer como vc faz e procuro tb fazer, sem entregar os pontos.
teu disco novo tá bonito, incomodando o coro dos contentes.
um abraço
Luiz Manhães

marcelinho moreira disse...

Meu mano,
Axé,Salve Jorge,Salve Zé e São Benedito!
Que Xangô nos Guie...feliz 2008!

Dorina jorge disse...

Jovem mancebo que bom, feliz 2008.
Eu como mestiça, bronquinha as vezes, mas gente boa, fiquei pasma com a capa do jornal globo de hoje:
"Policia procura sambista? o que é isso!!!!!!
beijocas mil claudinho
sou sua fã

Antonio disse...

Lindo 2008!!! Que ressacaaaacccaa é essa meu irmão!!Isso mesmo Mete Bronca mesmo !!! Mas matenha toda a alma que dedilha uma viola de sons e sonhos como ninguem
Já tô curtindo esse seu novo Blog!!
Viva 2008 estamos juntos!!

Toninho Antunes

Marcelo disse...

Fala, compadre! Parabéns pelo novo espaço. Vou colocar link lá no Pentimento...

Eugenia disse...

amigo, obrigada pelo show tão lindo de quarta. os corações imperianos bateram mais rápido qdo vc homenageou nossas queridas Dona Ivone e Tia Eulália...

CidadãoEu disse...

Legal! Blog novo, novo ano, ânimo novo e novas esperanças.

Cláudio, troque de blog o quanto quiser, mas não nos deixe orfãos de suas palavras.

Abraços do fã Robson de Almeida.