Pular para o conteúdo principal

Dia internacional da mulher

Eu não ia mais escrever sobre o Dia internacional da mulher, mas aí eu fui na feira, comprei umas flores pra comadre, vi um monte de homem fazendo a mesma coisa, vi mulheres atacando nas barracas de frutas, frango e legumes e aí uma série de reflexões ocuparam a minha cabeça aquecida pelo sol de meio dia, aquele horário bom de fazer uma xepa de classe. Vamos lá.

Mulher é tudo igual, afirma o pensamento masculino preconceituoso. Se mulher é tudo igual, como é que alguém pode sacanear uma pessoa que é igual a sua mãe, sua irmã ou sua filha? Quando eu vejo a rapaziada falando mal de mulher, do jeito que alguns falam, sempre penso: esse cara não gosta muito de mulher.
Eu sempre achei que a mulher era a dona do mundo porque por trás de qualquer Bush tem uma mãe que criou aquele cara desde pequeno. “Olha que gracinha o Bushinho brincando de mocinho matando todos os índios amiguinhos”. Deve ter dito a mãezinha do Presidente americano.
Imagino ele de aventalzinho, sapatinho de crochê, a alegria da vovó e do vovô, a primeira ida a escola, o primeiro automóvel, a primeira dose de whisky e a partir daí vocês já sabem a merda que deu, né?
Fico com pena dessa mulher. “Aonde eu errei?", ela deve pensar, ou não. Ela pode não valer nada também e o Bush pai pode ter sido um mané vivendo sobre o autoritarismo sufocante de sua esposa.
São coisas que a gente não tem como ter certeza do quem é quem na criação dos filhos.
Eu prefiro ficar com a hipótese de que os homens são a barra pesada mesmo. Embora as mães tentem alguma coisa, o cara é que dá a última palavra no que se refere ao contato dos filhos com o mundo externo e aí todo homem tem que ser forte, bonito, espada, rico e ter um monte de mulher, o que é prova de virilidade no pensamento dos homens fortes, bonitos, espadas e etc.
Às mães é destinado educar suas filhas a se encaixarem nesse modo de pensar masculino para que elas possam casar bem, procriar e obedecer ao marido. Fora isso é tudo piranha, no modo preconceituoso de pensar se a mulher for viver sua sexualidade com quem e com quantos ela quiser.
Hoje, nos anos 2000, muita coisa mudou para poucas mulheres e para muitas, a situação continua a mesma.
Mesmo no Rio de janeiro, uma cidade importante do mundo moderno, mulheres ainda são espancadas nos pontos de ônibus, continuam ganhando menos que os homens e se forem negras então piora tudo, porque aí ela pertence a dois grupos discriminados. Se for gay, serão três grupos.
O feminismo é um assunto que sumiu dos bares, pelo menos das mulheres que hoje fazem parte do meu universo. Elas continuam dizendo que homem não vale nada, que é tudo igual, só muda o endereço. Outro dia na academia teve uma hora que eu era o único varão e haviam mais três minas. Uma de seus quarenta, outra de vinte e poucos e a terceira com cara de quem já tinha passado dos cinqüenta .
Foi uma sessão de paulada em cima dos mancebos, e eu ali, escondido atrás da máquina dando uma pressão na panturrilha, quando a mais velha mandou: “Homem pra mim é objeto de consumo, eu uso e jogo fora”. Me levantei, passei por elas e disse baixinho: “Deixa eu ir embora porque estou em minoria e essa prosa pode sobrar pra mim”. Todo mundo riu e eu saí dali pensando sobre isso. Acho que a idéia do feminismo não era chegar a esse ponto, por que não imagino que este seja o melhor relacionamento que se espera entre homens e mulheres.
Concordo que todo movimento leva a alguma transformação, de um lado e de outro. A mulher mudou, mas sua mudança fez o homem mudar também.
Penso que alguns homens entraram numa e perceberam a diferença da qualidade de vida de quem caminha ao lado da mulher, nem acima nem abaixo, mas outros se armaram numa defensiva/ofensiva que transformou as do sexo oposto em cachorras, frutas e popozudas do funk nosso de cada dia expostas nas páginas de revistas masculinas. Aliás, isso é uma loucura. Mulher não pode se destacar por algum motivo que pensam logo em colocá-las peladas na revista, e o que é pior, muitas estão topando e investindo nisso porque é um “nú artístico onde o fotógrafo me deixou bem à vontade e eu pude mostrar o meu trabalho. Foi tudo muito profissional e com muito respeito". Muita grana no banco, acho que é o que é mais importante nisso tudo.
A grana, o tráfico, a polícia e a necessidade que faz o sapo pular, fizeram aumentar em muito o número de profissionais do sexo. São tantas que estamos até exportando para Portugal, Espanha e muito por conta disso nosso passaporte no exterior é a maior sujeira.
O lado bom é que tem muita mulher valorizando a condição feminina e correndo atrás da melhoria deste planeta, conheço muitas.

Comemoro então esse dia Internacional da Mulher com todas essas reflexões desejando um mundo mais fraterno e igualitário entre homens e mulheres. Estamos longe disso, mas estamos caminhando. Mando beijos e flores pra minha mãe, em memória. Flores pro meu filho que nasceu maravilhosamente nesta data tão importante. Flores pra minha tia e primas. Flores para as mulheres que tive e para as que um dia quis ter e não consegui. Flores para minhas amigas de perto e de longe, enfim, felicidades pra todas neste dia e, principalmente, muitas flores e beijos para minha mulher, presente dos Deuses, à quem amo e quero muito.

O samba a seguir compus na década de oitenta e recebeu gravações de Mart’nália e Jorge Aragão.

Fogo e mágoa
(Cláudio Jorge)

Quando uma mulher / Deseja um homem mas não quer /Que esse homem /Seja como ele é
É um sinal, é fatal / Que a paixão seja um veneno /Que não satisfaça o coração
E a ambição de ser feliz / Fica impossível de se ver realizada
Como é doloroso se viver / Entre o fogo e a mágoa

E quando esse homem / Também deseja essa mulher / Querendo que ela
Seja mais do que ela é / É um sinal, é fatal
Que a paixão seja um veneno / Que não satisfaça o coração
E a ambição de ser feliz / Fica impossível de se ver realizada
Como é doloroso se viver / Entre o fogo e a mágoa

Homem e mulher / Que se dedicam ao prazer / De receber e oferecer o que se é
É um sinal, é fatal / Que o amor / Chegue e se instale / Como um cobertor a proteger
E é possível se querer / E a ambição de ser feliz é alcançada
Toda paixão sem amor / Pode estar certo, é quase nada.



Comentários

Unknown disse…
Obrigada pelo texto, Cláudio Jorge. E nós mulheres ainda temos tanto que caminhar, lutar, exigir. Às vezes cansa mas a gente respira fundo e vai em frente. Pelo menos nos dias de hoje não somos queimadas vivas qdo reclamamos do chefe. Salve o dia 8 de março!
bonito, claudio jorge.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulinha @};- disse…
Liiindo! Cajó! Este foi o maior presente que eu recebi neste dia... Super Beijo Paulinha @};-

Postagens mais visitadas deste blog

Valeu Zumbi!!!

Valeu Zumbi!!!! Com este grito encerramos na madrugada do dia 20 o show feito em homenagem a Luiz Carlos da Vila promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Milhares de pessoas na praça, dezenas de artistas amigos do Luiz, todos cantando e se emocionando, mesmo fora do palco. Tudo do jeito dele, com muita alegria, samba e cerveja gelada. Valeu Zumbi, saudação cunhada pelo Luiz no samba enredo da Vila Isabel de 1988, deve estar sendo gritada muitas vezes por este país afora nestas comemorações do dia da Consciência Negra. Neste momento em que escrevo estou em Mauá, São Paulo para atuar num show de praça, integrando a banda do Martinho da Vila, numa comemoração deste dia de graça. Gostaria de escrever aqui algumas coisas relativas ao assunto. Estou sem tempo, mas não posso deixar passar em branco este dia sem dizer que sou a favor das cotas, que o racismo no Brasil é muito louco por ser um país de miscigenados, que as lutas para acabar com o preconceito e a descriminação não deveriam ser l

Matura idade.

Enfim, faço sessenta anos neste 3 de outubro de 2009. Não são aqueles anos intermediários entre a juventude e o início do fim, tipo quarenta ou cinquenta. São sessenta anos, meus camaradas. Ao contrário do que eu mesmo poderia imaginar, não vou lançar CD comemorativo, não vou fazer show comemorativo de idade e não sei quantos de carreira, nem vou fazer nenhuma roda de samba. Também não vou receber os amigos no Bar Getúlio, como pensei em algum momento. Minha comemoração dos sessenta vai ser em família, fora do Rio, na calma. Vai ser desse jeito porque ao longo destes anos todos desenvolvi uma arte que aprendi com meu pai que foi a de fazer amizades e comemorá-las, frequentemente. Entre tantas que cultivei em todo esse tempo, além de minha mãe, duas não estão mais por aqui – Paulinho Albuquerque e Luiz Carlos da Vila. Um festão de sessenta anos sem eles, é choro meu na certa. Além disso, eu teria que estar com uma grana que anda meio fugida de mim, para não deixar amigo nenhum sem ser c

O Méier baixa na Lapa e leva o caneco

Ontem, 20 de janeiro de 2008, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, foi uma noite realmente especial para nós do Bloco dos Cachaças. Nascido de regados encontros no bairro do Méier, subúrbio carioca, na casa do casal Diniz (Mauro e Claudia), o bloco cresceu e passou a reunir uma galera em deliciosa feijoada domingueira num sitio em Jacarepaguá.. Passeio tipicamente suburbano e familiar, uma onda totalmente Muriqui ou Paquetá, que reúne músicos, jornalistas, sambistas, crianças, e boêmios de um modo geral, uma boa parte embarcados em vans vindas dos quatro cantos da cidade. Ao vencermos na noite de ontem o concurso de marchinhas da Fundição Progresso foi como a confirmação do batismo do Bloco feito por nossos padrinhos Zeca Pagodinho e Marisa Monte. O bloco dos Cachaças, enfim, saúda a imprensa falada, escrita, “blogada”, televisada e pede passagem. Pede passagem para no embalo de sua marchinha, “Volante com cachaça não combina”, engrossar esse cordão que cobra m