Pular para o conteúdo principal

Renascer é preciso



 
E o Brasil se reinventa após a autoproclamação de Zé de Abreu como Presidente da República. Alegoria típica de carnaval onde o Rei Momo baixou nos brasileiros e realizaram no início da festa, em todo o Brasil, aquilo que todos nós esperávamos que acontecesse, mas não acontecia. O povo foi pra rua protestar contra Bolsonaro.
 Durante o carnaval duas perdas dolorosas e emblemáticas serviram também para nos lembrar de nossa inexorável finitude. Partiu Arthur, neto de Lula, partiu Alfredinho Bip-Bip, pai de todos.
A prematura partida de Arthur possibilitou ao avô respirar um pouco de ar puro acompanhado por gritos, aplausos, solidariedade e emoção em doses cavalares. A surpreendente partida de Alfredinho acontece no maior evento ao ar livre do planeta, festa para a qual sempre contribuiu.
Alfredinho sempre esteve ao lado tudo de bom que acontecia nessa cidade. Era um admirável militante de esquerda, era um ser humano incrível, doce, alegre, escondido em seu personagem de mal-humorado. Um precursor, um visionário, um revolucionário nos seus costumes amplamente conhecidos daqueles que frequentavam aquele, “clube”, aquele “aparelho”, aquele “oásis”, aquela “trincheira”, o Bip. Uma portinha, um balcãozinho, um banheirinho e aquele universo gigantesco de alegria, liberdade, musica, poesia, boemia e acima de tudo, muito por conta de seu dono, fraternidade e solidariedade. Num belíssimo livro sobre o lugar, organizado pelo Marcelo Moutinho, o amigo leitor poderá saber de muitas historias que por lá aconteceram descritas pelos frequentadores, eu inclusive. Procure saber.
O neto de Lula partiu sem ter vivido o que Alfredinho viveu, mas a partida do menino pode ter contribuído de alguma forma para a retirada estratégica do Alfredo. Como bem grifou o jornalista e botafoguense Molica “Alfredinho morreu de Brasil”.
Botafoguense. Sim, Alfredinho como tantos de nós, era botafoguense, aquele ser que sofre nas alegrias e é capaz de rir nas tristezas, chora nas vitórias e ri das derrotas, ou seja, pessoas iluminadas (rsrs).
Alfredinho já era um iluminado e Arthur se iluminou, e os dois neste carnaval jogaram luz sobre esse drama que estamos vivendo desde que chutaram o pau da barraca. A América Latina vai indo ladeira abaixo, feito lama de Brumadinho, levando de roldão os elementos básicos de civilização e convivência construídos as duras penas num país de tradição corrupta, homofóbica, escravocrata e genocida.
Deus deve receber as pessoas lá no céu por ordem alfabética, tal a quantidade de gente que morre num mesmo dia. Alfredinho e Arthur foram os primeiros, e como para a minha religião a morte é um renascimento, renascer durante o carnaval brasileiro é uma benção, um prêmio, é ser merecedor de uma festa muito grande. Alfredinho vai deixar muita saudade em nós seus amigos, foi se juntar aos da foto que fiz lá em cima (Walter Alfaiate, Newton Santos e Paulinho Albuquerque), para engrossar a torcida de lá por dias melhores aqui.
Arthur virou anjo e irá visitar o avô diariamente, sem depender de autorizações dos reles mortais. Talvez, daqui a pouco, já seja capaz de promover milagres e quem sabe nāo abre aquele cadeado com um beijo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Valeu Zumbi!!!

Valeu Zumbi!!!! Com este grito encerramos na madrugada do dia 20 o show feito em homenagem a Luiz Carlos da Vila promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Milhares de pessoas na praça, dezenas de artistas amigos do Luiz, todos cantando e se emocionando, mesmo fora do palco. Tudo do jeito dele, com muita alegria, samba e cerveja gelada. Valeu Zumbi, saudação cunhada pelo Luiz no samba enredo da Vila Isabel de 1988, deve estar sendo gritada muitas vezes por este país afora nestas comemorações do dia da Consciência Negra. Neste momento em que escrevo estou em Mauá, São Paulo para atuar num show de praça, integrando a banda do Martinho da Vila, numa comemoração deste dia de graça. Gostaria de escrever aqui algumas coisas relativas ao assunto. Estou sem tempo, mas não posso deixar passar em branco este dia sem dizer que sou a favor das cotas, que o racismo no Brasil é muito louco por ser um país de miscigenados, que as lutas para acabar com o preconceito e a descriminação não deveriam ser l

Matura idade.

Enfim, faço sessenta anos neste 3 de outubro de 2009. Não são aqueles anos intermediários entre a juventude e o início do fim, tipo quarenta ou cinquenta. São sessenta anos, meus camaradas. Ao contrário do que eu mesmo poderia imaginar, não vou lançar CD comemorativo, não vou fazer show comemorativo de idade e não sei quantos de carreira, nem vou fazer nenhuma roda de samba. Também não vou receber os amigos no Bar Getúlio, como pensei em algum momento. Minha comemoração dos sessenta vai ser em família, fora do Rio, na calma. Vai ser desse jeito porque ao longo destes anos todos desenvolvi uma arte que aprendi com meu pai que foi a de fazer amizades e comemorá-las, frequentemente. Entre tantas que cultivei em todo esse tempo, além de minha mãe, duas não estão mais por aqui – Paulinho Albuquerque e Luiz Carlos da Vila. Um festão de sessenta anos sem eles, é choro meu na certa. Além disso, eu teria que estar com uma grana que anda meio fugida de mim, para não deixar amigo nenhum sem ser c

O Méier baixa na Lapa e leva o caneco

Ontem, 20 de janeiro de 2008, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, foi uma noite realmente especial para nós do Bloco dos Cachaças. Nascido de regados encontros no bairro do Méier, subúrbio carioca, na casa do casal Diniz (Mauro e Claudia), o bloco cresceu e passou a reunir uma galera em deliciosa feijoada domingueira num sitio em Jacarepaguá.. Passeio tipicamente suburbano e familiar, uma onda totalmente Muriqui ou Paquetá, que reúne músicos, jornalistas, sambistas, crianças, e boêmios de um modo geral, uma boa parte embarcados em vans vindas dos quatro cantos da cidade. Ao vencermos na noite de ontem o concurso de marchinhas da Fundição Progresso foi como a confirmação do batismo do Bloco feito por nossos padrinhos Zeca Pagodinho e Marisa Monte. O bloco dos Cachaças, enfim, saúda a imprensa falada, escrita, “blogada”, televisada e pede passagem. Pede passagem para no embalo de sua marchinha, “Volante com cachaça não combina”, engrossar esse cordão que cobra m