Pular para o conteúdo principal

As boas lembranças na música de Zé Carlos Santos




Essa semana tive o prazer de assistir ao show de três amigos que provocou em mim muitas emoções, das boas.
Foi lá no Centro da Música Carioca, espaço pelo qual a classe artística carioca tem muita afeição e eu uma afeição particular.
Foi num daqueles dias com jeitão de dia normal, um temporal pra cair a qualquer momento, mas onde tudo foi acontecendo maravilhosamente bem.
Primeiro encontrei o Augusto Martins na Praça Afonso Pena para dar aquela proseada, molhar as palavras e palavrões por tudo que estamos vivendo no Rio e degustar aquele frango a passarinho, nosso número preferido pelos bares da cidade. Estamos fazendo uma pesquisa pra saber qual o melhor do Rio.
A meta do encontro era ir assistir ao show do violonista e guitarrista Zé Carlos Santos  em homenagem a Noel Rosa e Martinho da Vila.
O show foi lindo. Um show de música, onde Zé Carlos se dedicou a escrever todos os arranjos, nota por nota, com direito a cachos de uvas pelo caminho ( acordes escritos por notas e nāo por cifras) onde ele, o violonista Zepa  e o contrabaixista Jorge Oscar se saíram muito bem.
Show de músico profissional onde se destacavam no cenário as estantes de partituras, as músicas dos compositores da Vila Isabel, os arranjos e sua execução, mas onde Zé Carlos desengomou também um papo bem simpático, na medida.
A música vinda do palco me fez viajar no tempo ao início de minha carreira, quando por diversas vezes fui sub do Zé Carlos e do Helinho Capucci lá na TV Globo.
Viajei no tempo quando por dois anos fui diretor do Centro da Música Carioca e me veio à mente a noite de inauguração da Sala Paulo Moura, ideia do Humberto Araújo, na época meu chefe na Prefeitura. Inesquecível.
A música carioca esteve muito bem representada nessa noite do show do Zé Carlos. Como seria de lei, saideira no Bar da Tia Maria. O bar está lá, Tia Maria não mais. O nome mudou para Bar Três Marias. O pastel estava muito bom e cerveja bem gelada.
Viajei no tempo mais uma vez e me lembrei de uma tarde/noite num daqueles encontros por ali. Roberto Moura, Nei Lopes, Paulinho Pinheiro. Yamandú, Hélio Delmiro, Zé Paulo Becker, Beth Carvalho, Aldir Blanc, Moacyr Luz e tantos outros, inclusive o meu amigo Hugo Sukman que conheci neste dia.
Obrigado Zé Carlos. Pela música, pela performance, pelo repertório, pelos seus parceiros de trio, por você e por ter me proporcionado viajar no tempo dessas boas lembranças.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Valeu Zumbi!!!

Valeu Zumbi!!!! Com este grito encerramos na madrugada do dia 20 o show feito em homenagem a Luiz Carlos da Vila promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Milhares de pessoas na praça, dezenas de artistas amigos do Luiz, todos cantando e se emocionando, mesmo fora do palco. Tudo do jeito dele, com muita alegria, samba e cerveja gelada. Valeu Zumbi, saudação cunhada pelo Luiz no samba enredo da Vila Isabel de 1988, deve estar sendo gritada muitas vezes por este país afora nestas comemorações do dia da Consciência Negra. Neste momento em que escrevo estou em Mauá, São Paulo para atuar num show de praça, integrando a banda do Martinho da Vila, numa comemoração deste dia de graça. Gostaria de escrever aqui algumas coisas relativas ao assunto. Estou sem tempo, mas não posso deixar passar em branco este dia sem dizer que sou a favor das cotas, que o racismo no Brasil é muito louco por ser um país de miscigenados, que as lutas para acabar com o preconceito e a descriminação não deveriam ser l

O Méier baixa na Lapa e leva o caneco

Ontem, 20 de janeiro de 2008, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, foi uma noite realmente especial para nós do Bloco dos Cachaças. Nascido de regados encontros no bairro do Méier, subúrbio carioca, na casa do casal Diniz (Mauro e Claudia), o bloco cresceu e passou a reunir uma galera em deliciosa feijoada domingueira num sitio em Jacarepaguá.. Passeio tipicamente suburbano e familiar, uma onda totalmente Muriqui ou Paquetá, que reúne músicos, jornalistas, sambistas, crianças, e boêmios de um modo geral, uma boa parte embarcados em vans vindas dos quatro cantos da cidade. Ao vencermos na noite de ontem o concurso de marchinhas da Fundição Progresso foi como a confirmação do batismo do Bloco feito por nossos padrinhos Zeca Pagodinho e Marisa Monte. O bloco dos Cachaças, enfim, saúda a imprensa falada, escrita, “blogada”, televisada e pede passagem. Pede passagem para no embalo de sua marchinha, “Volante com cachaça não combina”, engrossar esse cordão que cobra m

Matura idade.

Enfim, faço sessenta anos neste 3 de outubro de 2009. Não são aqueles anos intermediários entre a juventude e o início do fim, tipo quarenta ou cinquenta. São sessenta anos, meus camaradas. Ao contrário do que eu mesmo poderia imaginar, não vou lançar CD comemorativo, não vou fazer show comemorativo de idade e não sei quantos de carreira, nem vou fazer nenhuma roda de samba. Também não vou receber os amigos no Bar Getúlio, como pensei em algum momento. Minha comemoração dos sessenta vai ser em família, fora do Rio, na calma. Vai ser desse jeito porque ao longo destes anos todos desenvolvi uma arte que aprendi com meu pai que foi a de fazer amizades e comemorá-las, frequentemente. Entre tantas que cultivei em todo esse tempo, além de minha mãe, duas não estão mais por aqui – Paulinho Albuquerque e Luiz Carlos da Vila. Um festão de sessenta anos sem eles, é choro meu na certa. Além disso, eu teria que estar com uma grana que anda meio fugida de mim, para não deixar amigo nenhum sem ser c