Pular para o conteúdo principal

A CUMPLICIDADE DE IVAN LINS E GILSON PERANZZETTA





Se a gente der uma olhada de cima para o Brasil, tipo drone, veremos com facilidade que a felicidade está passando ao largo de muita gente. Cada um no seu canto com suas insatisfações e pequenos prazeres em relação a tudo que vivemos no nosso amado país dos novos tempos. Os muito ricos, aparentemente, devem ter menos problemas do que nós pobres mortais, mas como eles ainda são humanos, por enquanto, devem ter lá seus problemas de azia, enxaqueca, ressaca, chifres e brochadas, como qualquer mortal.
“Estes tempos não estão pra ninharia”, é frase que vem lá do passado e se revigora a cada dia. Pós o êxtase  do carnaval do Tuiuti vem a ressaca de realidade com intervenção militar de brinde. Ou seja, preocupações e insatisfações para todos os gostos.
Agora, se tem uma coisa que todo mundo sente igual, independente do que se tenha no buraco do pano, nos deixando todos democraticamente satisfeitos, felizes, é quando se ouve uma música daquelas que atingem a alma, a mente, o coração, provocando prazer, reflexão, risos ou lágrimas. Música, presente dos Deuses  para aliviar meus ais.
É o que aconteceu comigo quando ouvi o álbum “Cumplicidade”, delicada performance de Ivan Lins e Gilson Peranzzetta.  
Vou logo avisando ao leitor que ainda não ouviu, que não se trata de um disco para se ouvir de qualquer maneira, é para ser ouvido cerimoniosamente, no que de melhor essa palavra pode nos oferecer.
No meu caso, foi de fone de ouvidos, na madrugada,  meia luz, só eu e a taça de vinho, nada mais. Mais que uma audição, foi uma imersão. Que álbum lindo! Por inúmeros motivos.
A emoção de um encontro que não tem base num lance de  “mercado”, mesmo que cultural, tipo fulano convida ciclano, ou ciclano interpreta fulano, é um destes motivos.
“Cumplicidade” é como um reencontro a portas fechadas, uma intimidade, depois de muita atividade pública em canções, palcos e discos ao longo de quarenta e quatros anos de parceria e amizade.
O compositor, intérprete e pianista genial, prestigiado pelos maiores nomes da música mundial  e o pianista e arranjador não menos genial que tem na sua lista de fãs  Quincy Jones,  o arranjador do Michel Jackson, entre outros.
A cumplicidade dos dois vem de longe na fidelidade de Ivan por tanto tempo ao arranjador que completou suas canções com introduções memoráveis que se agregaram eternamente aos temas.
Duas coisas me chamaram mais a atenção neste trabalho.
Primeiro o piano de Gilson e seus solos, seus improvisos. Os improvisos de Gilson são dele, sāo originais, não são baseados nas escalas do jazz que nós músicos  normalmente nos dedicamos a dominar, embora de vez em quando eles apareçam por lá.
O outro destaque é o prazer que dá ouvir as músicas do Ivan num formato enxuto de voz e dois pianos. Melodias e letras ficam mais expostas e temos a oportunidade de uma experiência única com o repertório do Ivan, onde se destacam as letras do Victor Martins.
Em suma “Cumplicidade” é um título perfeito para a produção da também cúmplice Eliana Peranzzetta, cumplicidade que precisa ser estimulada entre os que curtem a música brasileira e seus músicos compositores e produtores, antes que seja tarde.
Essa crônica é minha modesta contribuição para esse momento em que um desencontro entre criadores culturais e público foi imposto a nossas vidas de forma contundente e acentuada.
Ivan e Gilson demonstram neste trabalho que fazem parte daqueles que nāo entregam o jogo no primeiro tempo, nāo correm da raia, nāo correm do sonho de uma música popular pacificadora, inclusiva, respeitosa, honrada, talentosa, poderosa, unificadora, enfim, provocadora dos melhores sentimentos, como deve ser. Parabéns pelo álbum meus camaradas. Tenho o maior orgulho de ser amigo e parceiro dos dois.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Valeu Zumbi!!!

Valeu Zumbi!!!! Com este grito encerramos na madrugada do dia 20 o show feito em homenagem a Luiz Carlos da Vila promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Milhares de pessoas na praça, dezenas de artistas amigos do Luiz, todos cantando e se emocionando, mesmo fora do palco. Tudo do jeito dele, com muita alegria, samba e cerveja gelada. Valeu Zumbi, saudação cunhada pelo Luiz no samba enredo da Vila Isabel de 1988, deve estar sendo gritada muitas vezes por este país afora nestas comemorações do dia da Consciência Negra. Neste momento em que escrevo estou em Mauá, São Paulo para atuar num show de praça, integrando a banda do Martinho da Vila, numa comemoração deste dia de graça. Gostaria de escrever aqui algumas coisas relativas ao assunto. Estou sem tempo, mas não posso deixar passar em branco este dia sem dizer que sou a favor das cotas, que o racismo no Brasil é muito louco por ser um país de miscigenados, que as lutas para acabar com o preconceito e a descriminação não deveriam ser l

O Méier baixa na Lapa e leva o caneco

Ontem, 20 de janeiro de 2008, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, foi uma noite realmente especial para nós do Bloco dos Cachaças. Nascido de regados encontros no bairro do Méier, subúrbio carioca, na casa do casal Diniz (Mauro e Claudia), o bloco cresceu e passou a reunir uma galera em deliciosa feijoada domingueira num sitio em Jacarepaguá.. Passeio tipicamente suburbano e familiar, uma onda totalmente Muriqui ou Paquetá, que reúne músicos, jornalistas, sambistas, crianças, e boêmios de um modo geral, uma boa parte embarcados em vans vindas dos quatro cantos da cidade. Ao vencermos na noite de ontem o concurso de marchinhas da Fundição Progresso foi como a confirmação do batismo do Bloco feito por nossos padrinhos Zeca Pagodinho e Marisa Monte. O bloco dos Cachaças, enfim, saúda a imprensa falada, escrita, “blogada”, televisada e pede passagem. Pede passagem para no embalo de sua marchinha, “Volante com cachaça não combina”, engrossar esse cordão que cobra m

Matura idade.

Enfim, faço sessenta anos neste 3 de outubro de 2009. Não são aqueles anos intermediários entre a juventude e o início do fim, tipo quarenta ou cinquenta. São sessenta anos, meus camaradas. Ao contrário do que eu mesmo poderia imaginar, não vou lançar CD comemorativo, não vou fazer show comemorativo de idade e não sei quantos de carreira, nem vou fazer nenhuma roda de samba. Também não vou receber os amigos no Bar Getúlio, como pensei em algum momento. Minha comemoração dos sessenta vai ser em família, fora do Rio, na calma. Vai ser desse jeito porque ao longo destes anos todos desenvolvi uma arte que aprendi com meu pai que foi a de fazer amizades e comemorá-las, frequentemente. Entre tantas que cultivei em todo esse tempo, além de minha mãe, duas não estão mais por aqui – Paulinho Albuquerque e Luiz Carlos da Vila. Um festão de sessenta anos sem eles, é choro meu na certa. Além disso, eu teria que estar com uma grana que anda meio fugida de mim, para não deixar amigo nenhum sem ser c