Pular para o conteúdo principal

DIA DA CRIAÇĀO

Em 1980, no finalzinho da ditadura, gravei meu primeiro disco pela gravadora EMI-ODEON. Uma das faixas você ouve aqui “Dia da Criaçāo”.
Ela foi composta em pleno regime militar, no tempo da censura.
Me lembro da emoção que tive em Recife quando do lançamento do disco por lá. Saindo para um mergulho de domingo numa Boa Viagem lotada, ouvi num táxi com a porta aberta parado na porta do hotel, o som da minha canção tocando no rádio em alto volume.
Estávamos em tempos de “abertura” e cinco anos depois assistiríamos o fim daqueles tristes tempos.
Hoje, em 2016, vivendo os primeiros dias do governo interino de Temer, e sabendo de seus primeiros atos extinguindo os Ministérios da Cultura e o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos me lembro dessa canção que eu achava ser “datada”, e portanto, sem nenhum significado ou função quarenta anos depois.
Ledo engano. Eis que minha inspiração de juventude ressurge das cinzas e traz junto a clareza de que os ideais da minha geração sāo metas que nāo veremos serem realizadas de forma definitiva, consolidada. Os jovens de hoje talvez assistam na sua maturidade. Nossos netos, com certeza. Chegará uma hora em que os ciclos de usurpação do poder se esgotarão.
Sempre nos meus palpites políticos nas mesas dos bares do Rio de Janeiro, desde a eleição do Lula, defendi que no Brasil nāo havia democracia, principalmente pela minha referência de descendente de escravos que nāo acredita em cidadania se nāo houver uma presença proporcional de negros e povos indígenas nos centros de decisão do poder, nos postos de comando, na foto do Brasil, enfim mas essa é uma longa conversa.
Dedico então este “Dia da criação” a todos os meus colegas músicos e artistas de um modo geral. Aos do passado, aos do presente e aos do futuro.
DIA DA CRIAÇĀO (Cláudio Jorge)
Ontem sonhei com vocês
Vi trovadores chorando
Um palco sem atores, nada se ouvia
Um jornal que tinha folhas mas nada se lia
Eu perguntei: Arlequim, porque ficou tudo assim?
Acabaram com a praça, com o palco, com a vida
Eles disseram que o amor é coisa proibida.
É nossa a decisão, cantar ou nāo cantar
Deixar correr e tudo acabar
Mas mesmo sem o som, palavras e pincéis
Nossa lágrima há de criar
Poeira que vai com o vento em outro lado cai
Ontem sonhei com vocês, havia uma festança
Na Praça Tiradentes, foguetes, pipoca
A felicidade há de tocar nossa porta

Comentários

Unknown disse…
Aonde posso conseguir o audio dessa canção?.
cobranorato disse…
Herman Teixeira, se voce ler com cuidado a postagem do artista, perceberas que esta logo acima da sua cabeça. kkk
Desde sempre procurando. Hj encontrei. Que emoção❤

Postagens mais visitadas deste blog

Valeu Zumbi!!!

Valeu Zumbi!!!! Com este grito encerramos na madrugada do dia 20 o show feito em homenagem a Luiz Carlos da Vila promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Milhares de pessoas na praça, dezenas de artistas amigos do Luiz, todos cantando e se emocionando, mesmo fora do palco. Tudo do jeito dele, com muita alegria, samba e cerveja gelada. Valeu Zumbi, saudação cunhada pelo Luiz no samba enredo da Vila Isabel de 1988, deve estar sendo gritada muitas vezes por este país afora nestas comemorações do dia da Consciência Negra. Neste momento em que escrevo estou em Mauá, São Paulo para atuar num show de praça, integrando a banda do Martinho da Vila, numa comemoração deste dia de graça. Gostaria de escrever aqui algumas coisas relativas ao assunto. Estou sem tempo, mas não posso deixar passar em branco este dia sem dizer que sou a favor das cotas, que o racismo no Brasil é muito louco por ser um país de miscigenados, que as lutas para acabar com o preconceito e a descriminação não deveriam ser l

Matura idade.

Enfim, faço sessenta anos neste 3 de outubro de 2009. Não são aqueles anos intermediários entre a juventude e o início do fim, tipo quarenta ou cinquenta. São sessenta anos, meus camaradas. Ao contrário do que eu mesmo poderia imaginar, não vou lançar CD comemorativo, não vou fazer show comemorativo de idade e não sei quantos de carreira, nem vou fazer nenhuma roda de samba. Também não vou receber os amigos no Bar Getúlio, como pensei em algum momento. Minha comemoração dos sessenta vai ser em família, fora do Rio, na calma. Vai ser desse jeito porque ao longo destes anos todos desenvolvi uma arte que aprendi com meu pai que foi a de fazer amizades e comemorá-las, frequentemente. Entre tantas que cultivei em todo esse tempo, além de minha mãe, duas não estão mais por aqui – Paulinho Albuquerque e Luiz Carlos da Vila. Um festão de sessenta anos sem eles, é choro meu na certa. Além disso, eu teria que estar com uma grana que anda meio fugida de mim, para não deixar amigo nenhum sem ser c

O Méier baixa na Lapa e leva o caneco

Ontem, 20 de janeiro de 2008, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, foi uma noite realmente especial para nós do Bloco dos Cachaças. Nascido de regados encontros no bairro do Méier, subúrbio carioca, na casa do casal Diniz (Mauro e Claudia), o bloco cresceu e passou a reunir uma galera em deliciosa feijoada domingueira num sitio em Jacarepaguá.. Passeio tipicamente suburbano e familiar, uma onda totalmente Muriqui ou Paquetá, que reúne músicos, jornalistas, sambistas, crianças, e boêmios de um modo geral, uma boa parte embarcados em vans vindas dos quatro cantos da cidade. Ao vencermos na noite de ontem o concurso de marchinhas da Fundição Progresso foi como a confirmação do batismo do Bloco feito por nossos padrinhos Zeca Pagodinho e Marisa Monte. O bloco dos Cachaças, enfim, saúda a imprensa falada, escrita, “blogada”, televisada e pede passagem. Pede passagem para no embalo de sua marchinha, “Volante com cachaça não combina”, engrossar esse cordão que cobra m