Pular para o conteúdo principal

CONTRASTES. Um olhar sobre Ismael Silva. Por Cláudio Jorge - 17/02/2016


Ismael Silva, Caetano Veloso e Cláudio Jorge - 1975














Meu encontro com o cantor Augusto Martins numa noite de boemia na Lapa, Rio de Janeiro, mas precisamente no Carioca da Gema, uma casa botafoguense, me proporcionou um reencontro com os meus primeiros passos como músico profissional.
Ali, entre uma taça de vinho e outra, alguém puxou um samba do Ismael Silva. Nos olhamos, nos falamos, nos entendemos e resolvemos fazer um disco em homenagem ao Mestre.
Mas esse texto não é para falar do disco “Ismael Silva, uma Escola de Samba”, que graças aos Orixás está sendo muito bem recebido pela crítica e amantes da música. Esse texto na realidade é para falar do Ismael Silva.
Do processo da ideia do disco até ao seu lançamento e primeiras entrevistas concedidas por nós, muitas reflexões me vieram sobre esse personagem. Não só o lance da sua genialidade como compositor, ou da sua sacada junto com seus amigos do bairro Estácio na criação da Deixa Falar, considerada a primeira Escola de Samba do Brasil.
Uma coisa que me tem intrigado é que não encontrei ainda respostas para as minhas perguntas: Como o cara que participou da criação daquilo que conhecemos como samba é tão pouco conhecido no Brasil? Como o cara que foi o maior parceiro de Noel Rosa é tão pouco citado? Como, com exceção do nosso modesto trabalho, Ismael Silva não é alvo de glórias no centenário da gravação do primeiro samba, que ele dizia que era maxixe? Como que o cara que criou a primeira Escola de Samba só  foi enredo no carnaval da Canarinhos da Engenhoca no ano de 1975, em Niterói, nem tem seu nome em placa nas sedes das Escolas de Samba? Como Ismael Silva, um dos fundadores da primeira Escola de Samba do mundo foi barrado no acesso ao camarote dos desfiles, ainda na Presidente Vargas? Eu estava lá. Por que esse ostracismo, essa marginalidade histórica?
Eu não tenho as respostas definitivas para isso tudo, mas tenho cá minhas especulações e sei que pra mim é muito difícil escrever sobre Ismael sem paixão, sem parcialidade.
Meu pai, o jornalista  Everaldo de Barros, era amigo do Ismael e ele esteve presente na minha festa de batizado. Ismael Silva foi o primeiro artista de grande porte na história da música brasileira com quem eu tive o prazer de trabalhar. Foram nos três últimos anos de sua vida e com ele participei de vários shows e gravações. Alguns do tipo voz e violão e outros junto com o pessoal do grupo Samba Som Sete, do meu amigo o percussionista Belôba que participou do disco que lançamos.
Existem muitos mistérios em torno de Ismael Silva. Ora por não haver documentação a respeito, ora por não haver consenso sobre a vida deste mestre, e também, e acho que principalmente, por não haver uma avaliação condizente com o personagem Ismael Silva.
Não sou pesquisador, mas quero arriscar aqui alguns palpites, reflexões  que servirão de combustível  para os nossos debates pelos bares da vida.

Nunca se destacou na história de Ismael Silva o fato dele ser um negro brasileiro nascido poucos anos depois da abolição da escravatura. No Brasil se afirmar a negritude de um personagem ainda é um tabu, imagine-se nos anos 20/30, quando Francisco Alves apresentava Ismael Silva como um “negro de alma branca”, e Ismael não gostava disso. Um negro que se destacou na escola primária. Um negro que na juventude, junto com seus amigos do bairro do Estácio inventaram um novo ritmo, uma nova maneira de cantar e tocar a música dos negros já influenciada pela música européia. Criaram o samba da forma como conhecemos hoje com primeira e segunda parte, melodias rebuscadas e batucada diferente. Um negro que pensou em escola de samba porque os negros necessitavam brincar o carnaval sem levar porrada da polícia, protegidos por uma corda. Não só porque havia uma Escola Normal no Estácio, mas também por conta disso. Vejo essa citação da Escola Normal como a versão poética da história.

A vida de Ismael Silva sempre foi marcada por mistérios. Eu diria, pelo pouco que convivi com ele, que ele era chegado a ter uma vida pessoal mais reservada. Com certeza Ismael vivendo no nosso tempo não teria facebook.
Eu encontrava com ele num bar na esquina de Rua do Riachuelo com Gomes Freire, no Centro do Rio de Janeiro. Ele dizia que lá era o escritório dele. Ele morava num sobrado ao lado que ninguém tinha acesso, acho que só o seu grande amigo o fotógrafo Clóvis Scarpino. Qualquer assunto com Ismael era neste bar da Lapa que ele resolvia.
Ismael andava de bengala, tinha uma ferida no pé e isso também é cercado de mistérios. Já disseram que foi uma macumba feita por uma mulher. É possível, afinal, grande parte da obra do Ismael ele está praguejando algum amor ingrato, embora essa fosse a moda antigamente e quase nunca  o compositor está falando de suas próprias experiências.
Como alguém tem um ferida que não tem cura? Conheço a  experiência de um parente de um amigo que passou a maior parte da vida com problemas de varizes por ter medo de  fazer uma cirurgia. Terminou tendo o pé amputado já na velhice. Seria o caso do Ismael? Medo do tratamento?

Ismael foi preso por dar um tiro na bunda de alguém que molestou sua irmã. Ismael era malandro, um bamba do Estácio. As coisas naquela época eram resolvidas assim, questão de honra. Mas ele era um negro e pegou dez anos  de cadeia. Saiu três anos depois por bom comportamento. Ismael não era bandido, não era assassino ou assaltante. Era um “malandro” e isso era outro papo no início do século vinte naquele meio em que vivia. Meio em que viviam todos os descendentes dos escravos africanos recentemente libertos, empurrados para os morros da cidade. Ser malandro naquela época  era título de nobreza. Se bobear, dependendo do olhar, ainda é.

Ismael era um homem de sorte. Dos irmãos, foi o que ficou junto com sua mãe, quando os outros tiveram que ser distribuídos entre familiares com as dificuldades advindas com a  morte do pai. Veio para o Rio de Janeiro para o bairro do Estácio, e lá cresceu. Conheceu Francisco Alves que entrou na parceria de muitos de seus sambas em troca da gravação e dinheiro. Para um negro da época, e ainda hoje, as artes são uma maneira de posicionamento social. Valia a pena “vender” a parceria e ser reconhecido socialmente. Hoje não precisamos mais vender as parcerias, os tempos mudaram, mas ser artista ou jogador de futebol ainda é um caminho de posicionamento social, embora os tempos também tenham mudado e o racismo esteja hoje sendo menos velado do que antigamente no tempo do negro de alma branca. Na minha opinião, está melhor agora.
Temos que admitir, conforme ressaltou o jornalista Hugo Sukman no encarte de nosso disco, que se não fosse o encontro do homem branco Francisco Alves com o negro Ismael nada dessa música teria chegado até nós, do mesmo jeito que não teria chegado a música dos negros americanos no mundo não fosse a Motown Records do judeu Berry Gordy Jr.
A vida é assim. Mas é duro esse raciocínio, porque se não fosse a atrocidade da escravidão também não estaríamos aqui, não haveria o samba que tanto deu e dá ao Brasil. Então em nada me conforta os caminhos que Ismael Silva teve que trilhar para tentar se tornar um “cidadão”,  um cidadão de primeira, no meu ponto de vista, por conta  da revolução que promoveu junto com seus camaradas do Estácio e do legado que deixou para todos nós.

Já ouvi alguns observadores dizerem que Ismael era um compositor que tinha a necessidade de ter parceiros, que seria bom de primeira (primeira parte), como se fosse uma “falha” da sua competência. Ele era bom de primeira também.
Numa entrevista a revista “O Cruzeiro”, quando perguntado qual era o compositor de sua preferência, Noel Rosa afirmou que eram dois: Almirante, pela cultura, pelo saber e Ismael Silva, por ser o autor das melodias mais bonitas do “samba de morro”.
Concordo com Noel, mas acho engraçados esses rótulos que marcam as pessoas. Se é assim, necessitar de parceiros e ser o autor das mais  lindas melodias, onde classificar pérolas como “Contrastes”, “Peçam bis”, “Antonico”, “Meu único desejo”, “Me diga teu nome”, “Aliás”, “Novo amor”, “Tristezas nāo pagam dívidas”, “Todo mundo quer”, “Ninguém tem que achar ruim”. Todas de sua exclusiva autoria, música e letra e que nāo foram “vendidas” ao Francisco Alves.

Sem nenhuma intenção de fazer comparações entre os talentos de Ismael e Noel, ambos  passaram  um tempo completamente esquecidos do público e mercado. Noel depois de falecido e Ismael ainda em vida após cumprir pena.
Aproximados por Francisco Alves, após a morte de Nilton Bastos, Ismael foi o parceiro com quem Noel mais compôs, total de 18 músicas.
A redescoberta de Noel após sua morte, segundo o escritor Ruy Castro no livro “A noite do meu bem”, se deu por conta de um movimento do Clube dos Cafajestes, formado por milionários, artistas e jornalistas, todos boêmios,  que frequentavam as boates de Copacabana no final dos anos 40. Inconformados com o desconhecimento da obra de Noel por muitos, inclusive por músicos, eles promoveram numa dessas casas badaladas um show da cantora Aracy de Almeida cantando  Noel e que terminou por virar disco e o compositor da Vila ressuscitou para a história da música popular. Assim como Nara Leāo sacou Zé Kéti e João do Vale tempos depois. Ou seja, a classe média e os ricos cariocas, através da Aracy bancaram essa redescoberta de Noel Rosa. Noel Rosa, branco, quase médico, compositor de samba canção, enfim, autor das músicas mais bonitas do asfalto, mas que transitava com facilidade nos morros cariocas.
Ismael Silva não teve a mesma sorte de Noel, Zé Kéti e João do Vale. Embora fosse também cultuado pela classe média, intelectuais e jornalistas, não chegou a ser merecedor de nenhum projeto no sentido de restabelecer para as novas gerações o potencial de seu repertório e de toda a figura emblemática  que ele é para a história do samba.
Muito pelo contrário, nos bares da vida volta e meia alguém faz menção a uma nunca provada homossexualidade do artista, até mesmo sobre pedofilia já se levantou essa hipótese. São os boatos, os mistérios que rondam a memória de Ismael Silva.

Outra controvérsia que povoa a vida de Ismael está no fato de Chico Buarque ter dito em algum momento que o cara que realmente lhe influenciou  foi Ismael e não Noel Rosa, porque na família Hollanda as músicas do  Ismael eram muito admiradas, tanto que  Cristina Buarque é uma profunda conhecedora deste repertório.
Mas tempos depois foi noticiado que Chico falou isso para dar uma moral pro Ismael que estava meio por baixo. Já ouvi até alguém dizer, não me lembro agora quem foi, o Clóvis Scarpino talvez, que o Chico mensalmente enviava uma quantia pro Ismael poder segurar a onda.
Como saber? Só perguntando ao Chico.

A foto que o leitor vê aqui anexada foi feita pelo fotógrafo de cinema Clóvis Scarpino durante um evento no Teatro João Caetano no Rio de Janeiro. Ele foi um fotógrafo da cidade do Rio de Janeiro e um fiel escudeiro de Ismael Silva e seu fotógrafo particular. Sempre o acompanhava nos shows, estava sempre atento as questões de saúde do Mestre e era um fā ardoroso do Ismael Silva. Foi ele quem nos apresentou nos meus vinte anos. Meu último encontro com Scarpino, já cego, foi num evento comandado pelo Adelzon Alves na casa de shows Asa Branca na Lapa.
Puxa. Bateu a maior saudade destes dois, Ismael e Scarpino. Um arrependimento também me invade. Por que eu não perguntei essas coisas todas ao dois? Lógico, eu não sabia que iria precisar disso um dia. Coisas da juventude.
    


Comentários

Bruno Ribeiro disse…
Belo texto, Claudio! Eu já me fiz esta pergunta também. Sua tese faz sentido, é uma explicação possível, mas acho que ainda existe um componente a mais nesse relativo desconhecimento de Ismael. Talvez ele tenha sido muito pouco gravado por grandes intérpretes, sobretudo a partir dos anos 70, quando a MPB passa a ter grande penetração nos meios de comunicação de massa. Não que Ismael não tenha sido gravado, mas considero que pouco se gravou de sua obra. Vozes que poderiam tê-lo revelado às novas gerações, como - e cito aleatoriamente alguns nomes que me vêm à mente agora - Clara Nunes, Beth Carvalho, Alcione, Ney Matogrosso, Emílio Santiago, Djavan, Maria Bethânia, o próprio Caetano... - não o fizeram, ou fizeram muito pouco. Repito: não que Ismael não tenha sido gravado, inclusive pelos nomes que citei acima, mas observo que ele foi infinitamente pouco ou mal gravado, quando comparado ao que fizeram com a obra de Noel Rosa, por exemplo. E isso também não se explica facilmente.
Duplamente feliz pelas lembranças sobre Ismael e Scarpino, dois grandes e respeitáveis conhecedores da nossa música, um como compositor e o outro como pesquisador e profundo conhecedor dos caminhos do nosso samba, que passaram por Zinco, Osório, Aniceto, Silas, Walter Rosa, Candeia e tantos outros.
Obrigado por nos trazer a lembrança do Ismael e do Grande Clóvis Scarpino.

Hélio Mário

Postagens mais visitadas deste blog

Valeu Zumbi!!!

Valeu Zumbi!!!! Com este grito encerramos na madrugada do dia 20 o show feito em homenagem a Luiz Carlos da Vila promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Milhares de pessoas na praça, dezenas de artistas amigos do Luiz, todos cantando e se emocionando, mesmo fora do palco. Tudo do jeito dele, com muita alegria, samba e cerveja gelada. Valeu Zumbi, saudação cunhada pelo Luiz no samba enredo da Vila Isabel de 1988, deve estar sendo gritada muitas vezes por este país afora nestas comemorações do dia da Consciência Negra. Neste momento em que escrevo estou em Mauá, São Paulo para atuar num show de praça, integrando a banda do Martinho da Vila, numa comemoração deste dia de graça. Gostaria de escrever aqui algumas coisas relativas ao assunto. Estou sem tempo, mas não posso deixar passar em branco este dia sem dizer que sou a favor das cotas, que o racismo no Brasil é muito louco por ser um país de miscigenados, que as lutas para acabar com o preconceito e a descriminação não deveriam ser l

Matura idade.

Enfim, faço sessenta anos neste 3 de outubro de 2009. Não são aqueles anos intermediários entre a juventude e o início do fim, tipo quarenta ou cinquenta. São sessenta anos, meus camaradas. Ao contrário do que eu mesmo poderia imaginar, não vou lançar CD comemorativo, não vou fazer show comemorativo de idade e não sei quantos de carreira, nem vou fazer nenhuma roda de samba. Também não vou receber os amigos no Bar Getúlio, como pensei em algum momento. Minha comemoração dos sessenta vai ser em família, fora do Rio, na calma. Vai ser desse jeito porque ao longo destes anos todos desenvolvi uma arte que aprendi com meu pai que foi a de fazer amizades e comemorá-las, frequentemente. Entre tantas que cultivei em todo esse tempo, além de minha mãe, duas não estão mais por aqui – Paulinho Albuquerque e Luiz Carlos da Vila. Um festão de sessenta anos sem eles, é choro meu na certa. Além disso, eu teria que estar com uma grana que anda meio fugida de mim, para não deixar amigo nenhum sem ser c

O Méier baixa na Lapa e leva o caneco

Ontem, 20 de janeiro de 2008, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, foi uma noite realmente especial para nós do Bloco dos Cachaças. Nascido de regados encontros no bairro do Méier, subúrbio carioca, na casa do casal Diniz (Mauro e Claudia), o bloco cresceu e passou a reunir uma galera em deliciosa feijoada domingueira num sitio em Jacarepaguá.. Passeio tipicamente suburbano e familiar, uma onda totalmente Muriqui ou Paquetá, que reúne músicos, jornalistas, sambistas, crianças, e boêmios de um modo geral, uma boa parte embarcados em vans vindas dos quatro cantos da cidade. Ao vencermos na noite de ontem o concurso de marchinhas da Fundição Progresso foi como a confirmação do batismo do Bloco feito por nossos padrinhos Zeca Pagodinho e Marisa Monte. O bloco dos Cachaças, enfim, saúda a imprensa falada, escrita, “blogada”, televisada e pede passagem. Pede passagem para no embalo de sua marchinha, “Volante com cachaça não combina”, engrossar esse cordão que cobra m