Pular para o conteúdo principal

Oscar Niemeyer





Igual ao meu Botafogo, Oscar Niemeyer foi um campeão desde 1907,  ano em que nasceu. Nasceu aqui nas Laranjeiras, em boa família. Jogou no juvenil Fluminense, foi boêmio, tocava cavaquinho, não acreditava em Deus, tornou-se comunista e um dos maiores arquitetos de todos os tempos.
Os jornais e televisões estão ressaltando as obras que projetou para vários lugares do planeta. Falam de projetos que não conseguiu ver em pé, como o Museu Pelé, e chamam a atenção pela sua preferência pelas curvas, em detrimento dos ângulos retos, muito por conta de sua inspiração nas curvas femininas.
Em uma das muitas chamadas na televisão ouvi ele sintetizar a vida numa única palavra: solidariedade.
Quando o Oscar (como o Chico Buarque se referiu a ele, anunciando sua presença na plateia no mais recente show do cantor no Vivo Rio) nasceu, a abolição da escravatura no Brasil havia sido assinada há apenas 19 anos. A sensação deve ser parecida como alguém que  nasceu no ano em que foi eleito o primeiro presidente negro americano e essa pessoa vá viver os mesmos 104 do Niemeyer até 2112.
Solidariedade é palavra meio fora de moda nestes tempos de juros altos, mendigos agredidos nas ruas, tráfico de mulheres, de drogas, de armas. Tempos de poluição, desmatamentos, corrupção em níveis inacreditáveis e a rapidez das mudanças tecnológicas que acontecem  em gigabits de velocidade.
São tempos bem diferentes daqueles em que nasceu o nosso querido arquiteto e que, na minha modéstia opinião,  começaram a se deteriorar com o golpe militar de 1964.
Golpe que atingiu vários amigos de Oscar, mas que ele, muito por conta de sua notoriedade mundial, conseguiu se proteger.
Hoje pela manhã me emocionei com a cena da entrada do caixão no avião da FAB.
Mais um brasileiro apaixonado pelo Brasil brasileiro tira o time. Mais um brasileiro apaixonado pelo novo, pelo diferente, pelo ousado nas artes, se manda.
Oscar Niemeyer viveu inacreditáveis 104 anos, tempo que ele precisou para consolidar no mundo sua preferência pelas curvas e exercer em várias situações a solidariedade humana.
Minha jovem patota boêmia, hoje na casa  dos sessenta,  perde um de seus ídolos, um cara que até bem poucos anos atrás tomava seu vinho e fumava uns  charutos no papo com os amigos. Em 104 anos, poucos anos são como poucos  dias, né?
Uma coisa no noticiário da Globo me chamou a atenção: eles disseram que Niemeyer era comunista e amigo pessoal do Fidel Castro. Não chamaram o Fidel de ditador, nem o "comunista amigo pessoal do Fidel Castro", soou como crítica, mas sim como uma condição humana normal, sem nenhum problema. O Brasil seria bem melhor se a Globo se comportasse desse jeito em relação a qualquer brasileiro. Tá bom. Niemeyer não era um brasileiro qualquer, apesar de sua imensa simplicidade.
Então, no embalo da TV Globo eu  digo: Viva Oscar Niemeyer! Um brasileiro comunista, que não acreditava em Deus, amigo do Fidel Castro, do Juscelino, do Brizola e do Darcy Ribeiro.

PS: Eu acredito em Deus e nāo sou comunista, mas respeito profundamente o direito que as pessoas têm de serem o que quiserem em suas vidas, principalmente quando elas o fazem com a grandeza que fez o Oscar Niemeyer.

Comentários

Andre Tandeta disse…
Só posso dizer uma coisa sobre esse lindo texto : O Sorte !
Beijo, Irmão.
Xico Flavio disse…
Claudio,
Neste texto ao grande ícone, você construiu uma das mais simples e comovente despedida ao eterno BRASILEIRO (com letras maiusculas. Seguramente um de seus mais belos sambas de todos os tempos.
Não a toa somos irmãos, em Fé, Esperança e Solidariedade.
Você sempre me deixa orgulhoso da amizade.
xF
Dirceu Leite disse…
Claudio , voce é um "gentleman" literário ! Beijos
Leila disse…
Como é bom ler seus textos Cláudio... Sempre muito elegantes, inteligentes e leves. Admirava muito esse gênio da arquitetura e extraordinário ser humano. Parabéns por sua sensibilidade. Bjs,


Postagens mais visitadas deste blog

Valeu Zumbi!!!

Valeu Zumbi!!!! Com este grito encerramos na madrugada do dia 20 o show feito em homenagem a Luiz Carlos da Vila promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Milhares de pessoas na praça, dezenas de artistas amigos do Luiz, todos cantando e se emocionando, mesmo fora do palco. Tudo do jeito dele, com muita alegria, samba e cerveja gelada. Valeu Zumbi, saudação cunhada pelo Luiz no samba enredo da Vila Isabel de 1988, deve estar sendo gritada muitas vezes por este país afora nestas comemorações do dia da Consciência Negra. Neste momento em que escrevo estou em Mauá, São Paulo para atuar num show de praça, integrando a banda do Martinho da Vila, numa comemoração deste dia de graça. Gostaria de escrever aqui algumas coisas relativas ao assunto. Estou sem tempo, mas não posso deixar passar em branco este dia sem dizer que sou a favor das cotas, que o racismo no Brasil é muito louco por ser um país de miscigenados, que as lutas para acabar com o preconceito e a descriminação não deveriam ser l

Matura idade.

Enfim, faço sessenta anos neste 3 de outubro de 2009. Não são aqueles anos intermediários entre a juventude e o início do fim, tipo quarenta ou cinquenta. São sessenta anos, meus camaradas. Ao contrário do que eu mesmo poderia imaginar, não vou lançar CD comemorativo, não vou fazer show comemorativo de idade e não sei quantos de carreira, nem vou fazer nenhuma roda de samba. Também não vou receber os amigos no Bar Getúlio, como pensei em algum momento. Minha comemoração dos sessenta vai ser em família, fora do Rio, na calma. Vai ser desse jeito porque ao longo destes anos todos desenvolvi uma arte que aprendi com meu pai que foi a de fazer amizades e comemorá-las, frequentemente. Entre tantas que cultivei em todo esse tempo, além de minha mãe, duas não estão mais por aqui – Paulinho Albuquerque e Luiz Carlos da Vila. Um festão de sessenta anos sem eles, é choro meu na certa. Além disso, eu teria que estar com uma grana que anda meio fugida de mim, para não deixar amigo nenhum sem ser c

O Méier baixa na Lapa e leva o caneco

Ontem, 20 de janeiro de 2008, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, foi uma noite realmente especial para nós do Bloco dos Cachaças. Nascido de regados encontros no bairro do Méier, subúrbio carioca, na casa do casal Diniz (Mauro e Claudia), o bloco cresceu e passou a reunir uma galera em deliciosa feijoada domingueira num sitio em Jacarepaguá.. Passeio tipicamente suburbano e familiar, uma onda totalmente Muriqui ou Paquetá, que reúne músicos, jornalistas, sambistas, crianças, e boêmios de um modo geral, uma boa parte embarcados em vans vindas dos quatro cantos da cidade. Ao vencermos na noite de ontem o concurso de marchinhas da Fundição Progresso foi como a confirmação do batismo do Bloco feito por nossos padrinhos Zeca Pagodinho e Marisa Monte. O bloco dos Cachaças, enfim, saúda a imprensa falada, escrita, “blogada”, televisada e pede passagem. Pede passagem para no embalo de sua marchinha, “Volante com cachaça não combina”, engrossar esse cordão que cobra m