Pular para o conteúdo principal

 João Bosco/Aldir Blanc/Prêmio da Música Brasileira

Ontem estive no Theatro Municipal do Rio de janeiro para assistir a mais uma entrega do Prêmio da Música Brasileira.
Sempre olhei essa premiação com um carinho especial porque, no final das contas, é um concurso onde não há perdedores, todos ganham, mesmo os que não levam a estatueta pra casa. Eu já tive o prazer de ganhar uma (eh!eh!).
A possibilidade de encontramos nossos amigos  do meio musical, num ambiente de festa,  já é um presente, na medida em que a maioria dos nossos encontros, principalmente entre os não tão íntimos, se dá mesmo é nos aeroportos, e o evento tem entre tantas qualidades a elegância de tentar contemplar o maior número possível de artistas, com os prêmios ou apenas com as indicações.
Ontem foi uma noite incrível dedicada a esse músico fantástico que é o João Bosco. Das coisas que vi e do que mais gostei, destaco o trabalho visual do Gringo Cardia, o duo Toninho Horta e Milton Nascimento e o emotivo/militante/poético texto do Aldir  Blanc, falando da parceria com João Bosco e lido pelo ator José Wilker. Pedi ao Aldir pra me mandar, ele me mandou e eu divido com os meus três leitores do blog, como costumam escrever os cronistas famosos da grande imprensa (rsrs).
-----------------------------------------------------------------------------------
João Bosco: 40 anos ralando.

Quando conheci João Bosco, fiquei fascinado com um ponto comum na imensa variedade de seu repertório ainda sem letra – sambas, toadas, canções, algumas cujo gênero não era, e não é até hoje, fácil de definir: havia nelas o uivo barroco da solidão de Ouro Preto, cidade onde João estudava engenharia e compunha, em silêncio, uma revolução musical. Acho que ouvi, na casa do amigo que nos apresentou, Pedro Lourenço, mais de 30 músicas pedindo palavras, e cada uma era mais bonita e original que a outra, um paraíso para letrista em início de carreira. Começamos a trabalhar com fitas enviadas pelo correio. Nenhum problema. Já éramos, por temperamento e destino, uma parceria indissolúvel. Tínhamos, como nos orgulhamos de ter até hoje, inesgotável vontade de trabalhar. Lembro do João, começo dos anos 70, quando já morava no Rio, pegando o violão no começo da tarde. Muitas vezes outro dia raiaria, e apesar dos uísques e cervejas, nós estávamos inteirinhos, atentos, João tocando na pontinha da cadeira, eu em frente, ligadaço, como no minuto em que havíamos começado a canção, na tarde anterior, até ficarmos satisfeitos e trocarmos um sorriso cifrado: mais uma no balaio.
João é um forte. Sofreu incompreensões e até maldades difíceis de suportar, a menos que o artista tenha um objetivo implacável. Viajamos pelo Brasil todo, João mostrando as novas no palco, eu no roteiro, na luz, às vezes na tumbadora. Detestamos avião. Pegamos turbulências incríveis, ambulâncias na pista, o escambau. Compúnhamos em táxis, butecos, aviões e de madrugada, em hotéis, quando voltávamos dos shows, incansáveis. Fizemos músicas em pé, de ressaca, na beira da calçada (o João mandou parati...), fizemos música sonhando (Escadas da Penha), fizemos música sofrendo muito. Esse é o maior orgulho da parceria: sempre ralamos com afinco, com a maior garra.
Fico imaginando a cara dos que escreveram coisas como: “eles são obcecados por uma violência que não existe”. O grifo é meu. Ótimo terem nos chamado, ainda que a intenção fosse outra, de profetas – assim como, queiram ou não, profetizamos a reabilitação de João Cândido, a Anistia, influenciados pelo passado e pelo futuro, mas sabendo que a nossa cor era e será, sempre, verde e amarela como a bananeira.
Estivemos afastados vinte minutos, vinte séculos – e esse tempo foi igual a observar as mesmas estrelas de navios diferentes, sentindo a água e o vento que nos reuniria.
Se hoje, paradoxalmente, as dificuldades são maiores, também fomos claros sobre isso: “Glória a todas as lutas inglórias!”.
E quando tentarem, mais uma vez, o aliciamento de má-fé para “facilitar”, lembraremos que, atrás dessas propostas aparentemente generosas, está a ponta dos arietes, e responderemos, como há 40 anos atrás: NÃO!
Aldir Blanc

Comentários

Moniquinha disse…
Não sabia que tinhas um blog. Bacana isso.É o complemento da arte em cujo artista ela é nata.Desde que me presentou um CD seu, lastimo não o ter conhecido antes e a sua música, o seu samba, seus companheiros musicais, seus parceiros, pessoas que completam uma vida, uma história. Adoro música, adoro a música brasileira, adoro Chico. Sou da MPB, da bossa nova,mas também gosto de um sambinha bem tocado.Ás vezes basta um pandeiro que já se faz um som,não é mesmo? Adorei o texto do Aldir Blanc.Bonito, tocante, assim como tantas músicas assinadas por ele. Parabéns pelo blog mais uma vez. Agora temos um ponto de encontro e eu serei mais uma leitora assídua desse espaço. Bjs,Moniquinha.
Marlene disse…
Oi querido, não sabia que você tem um blog, prometo que serei sua 4a. leitora, apesar do pouco tempo. Obrigada por dividir conosco essa maravilha de texto. Amo Bosco e Aldir, eles são nosso queijo com goiabada (e viva o Rancho dos bóias-frias), nosso bebado e nossa equilibrista, nosso bloco sem corda!!!! Nosso carro-chefe!!!!!. Beijos dessa também alvinegra e parabéns por tudo <3
Aldir é Aldir ...
Claudio, esse cara é uma referência pra mim. Morei em SP quase 5 anos e passei a amar mais ainda o RJ e graças a esse cara e a meu querido pai que me dava o Pasquim pra ler mesmo eu com 11 anos...rs! O Aldir é a cara do Carioca, típico.
Anônimo disse…
Seu 4o Leitor. Grato pela íntegra do texto. Neco

Postagens mais visitadas deste blog

Valeu Zumbi!!!

Valeu Zumbi!!!! Com este grito encerramos na madrugada do dia 20 o show feito em homenagem a Luiz Carlos da Vila promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Milhares de pessoas na praça, dezenas de artistas amigos do Luiz, todos cantando e se emocionando, mesmo fora do palco. Tudo do jeito dele, com muita alegria, samba e cerveja gelada. Valeu Zumbi, saudação cunhada pelo Luiz no samba enredo da Vila Isabel de 1988, deve estar sendo gritada muitas vezes por este país afora nestas comemorações do dia da Consciência Negra. Neste momento em que escrevo estou em Mauá, São Paulo para atuar num show de praça, integrando a banda do Martinho da Vila, numa comemoração deste dia de graça. Gostaria de escrever aqui algumas coisas relativas ao assunto. Estou sem tempo, mas não posso deixar passar em branco este dia sem dizer que sou a favor das cotas, que o racismo no Brasil é muito louco por ser um país de miscigenados, que as lutas para acabar com o preconceito e a descriminação não deveriam ser l

Matura idade.

Enfim, faço sessenta anos neste 3 de outubro de 2009. Não são aqueles anos intermediários entre a juventude e o início do fim, tipo quarenta ou cinquenta. São sessenta anos, meus camaradas. Ao contrário do que eu mesmo poderia imaginar, não vou lançar CD comemorativo, não vou fazer show comemorativo de idade e não sei quantos de carreira, nem vou fazer nenhuma roda de samba. Também não vou receber os amigos no Bar Getúlio, como pensei em algum momento. Minha comemoração dos sessenta vai ser em família, fora do Rio, na calma. Vai ser desse jeito porque ao longo destes anos todos desenvolvi uma arte que aprendi com meu pai que foi a de fazer amizades e comemorá-las, frequentemente. Entre tantas que cultivei em todo esse tempo, além de minha mãe, duas não estão mais por aqui – Paulinho Albuquerque e Luiz Carlos da Vila. Um festão de sessenta anos sem eles, é choro meu na certa. Além disso, eu teria que estar com uma grana que anda meio fugida de mim, para não deixar amigo nenhum sem ser c

O Méier baixa na Lapa e leva o caneco

Ontem, 20 de janeiro de 2008, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, foi uma noite realmente especial para nós do Bloco dos Cachaças. Nascido de regados encontros no bairro do Méier, subúrbio carioca, na casa do casal Diniz (Mauro e Claudia), o bloco cresceu e passou a reunir uma galera em deliciosa feijoada domingueira num sitio em Jacarepaguá.. Passeio tipicamente suburbano e familiar, uma onda totalmente Muriqui ou Paquetá, que reúne músicos, jornalistas, sambistas, crianças, e boêmios de um modo geral, uma boa parte embarcados em vans vindas dos quatro cantos da cidade. Ao vencermos na noite de ontem o concurso de marchinhas da Fundição Progresso foi como a confirmação do batismo do Bloco feito por nossos padrinhos Zeca Pagodinho e Marisa Monte. O bloco dos Cachaças, enfim, saúda a imprensa falada, escrita, “blogada”, televisada e pede passagem. Pede passagem para no embalo de sua marchinha, “Volante com cachaça não combina”, engrossar esse cordão que cobra m