Pular para o conteúdo principal


Crônica Programa Garimpo especial Chico Anysio

Existem coisas que acontecem quando a gente menos espera, e por conta disso, elas têm um sabor todo especial. Foi o que aconteceu quando meu amigo Quinzinho me perguntou se eu não gostaria de entrevistar o Chico Anysio para o Programa Garimpo.
É lógico, respondi pra ele sem pestanejar. Primeiro porque seria uma oportunidade de eu conhecer um dos meu ídolos desde a infância, segundo pela chance de conversar com Chico Anysio sobre música, sobre o seu lado compositor e que recebe pouco destaque por conta do magnifício sucesso de seu lado ator e seus personagens no rádio e na televisão.
Mas a verdade, como os ouvintes puderam constatar, é que o Chico Anysio é um compositor profissional, com vários sucessos, uma centena de músicas inéditas e ainda compondo, como ele revelou ao final da entrevista.
Quinzinho é irmão de Cacau, meus irmãos de fé, e ambos filhos de da famosa atriz Ema Dávila, amiga e contemporânea de Chico. Quinzinho é seu acessor há cinquenta e oito anos, como Chico confirmou na entrevista e este presente que eles me deram jamais esquecerei.
Ser recebido por um ídolo em sua casa para um almoço com direito a entrevista em seguida, não é para os corações fracos, muito menos para os tímidos como eu, mas o prazer desse encontro me deu a coragem e a calma necessárias para conseguir realizar a entrevista que o ouvinte acabou de ouvir.
Cheguei na casa do Chico e ele ainda estava a caminho vindo de uma gravação na TV Globo. A secretária abriu a porta e fui recebido pelos latidos de uma enorme cadela branca. Entrei, fui colocado à vontade e depois de alguns carinhos de reconhecimento, a cadela sentou-se no chão ao meu lado do sofá e ali ficou, e ali dormiu. Parecíamos velhos conhecidos, ela ali descansando e eu contemplando o horizonte através da varanda.
Senti muita paz naquela casa naqueles momentos de espera. O Chico chegou, o Quinzinho não estava por perto e fomos logo nos apresentando.
Nesse momento me lembrei do primeiro dia em que vi o Pelé. Estávamos no elevador da antiga TV Manchete eu e o meu amigo Elson do Forrogóde, outro fã do Chico Anysio. Quando o elevador parou no andar e abriu a porta dei cara com o Pelé ali parado. Fiquei em estado de choque, sem sair do elevador quando o Pelé esticou a mão e me puxou.
Meu estado choque com o Chico Anysio só acabou quando eu fui embora e entrei no carro e lá fiquei por alguns minutos pensando em tudo.
Me veio à lembrança meu pai, minha mãe e meu irmão. A gente lá no Cachambi e depois de muito sacrifício meu pai chegou em casa com uma televisão “A vóz de Ouro ABC”. Nela eu vi o homem pousar na lua, embora muitos dos meus vizinhos tenham dito na época que era truque dos americanos. Nela eu asisitia religiosamente, todos os domingos, a Escolinha do Professor Raimundo.
Este universo do Chico Anysio formou o meu gosto por um determinado tipo de humor, formou também alguma coisa da minha onda musical já que, desde aquela época, eu era um fã de Dolores Duran e ouvi alguma coisa do Chico gravado por ela. Ouvi muito Trio Irakitan, por conta da miha participação nos Pequenos Cantores da Guanabara e com eles o grupo fez uma participação no cinema.
Desde a infância que sou fã do “Hino ao Músico” parceria do Chico Anysio com o Chocalate, muito por conta da letra do Chico. Sempre adotei essa música como um hino da minha profissão até que um dia eu consegui compor em parceria com o Wilson das Neves o samba Músico Profissional.
Enfim meu caro ouvinte, foi uma mistura de honra, prazer e orgulho de brasileiro que eu tive neste contado com Chico Anysio.
Achei muito bonita a mensagem que ele enviou pelos setenta e cinco anos da Rádio Nacional. Mensagem de quem trabalhou em rádio e mesmo tendo se consagrado na TV Globo, principalmente,  sabe da grandeza e do siginificado da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.
É isso. Assista o programa nesta terça feira às 21 horas com reprise na sexta no mesmo horário.
Rádio Nacional 1130 khz e também neste link

Comentários

Luiz Antonio, irmão do Claudio disse…
Quando eu crescer quero ser igual ao meu irmão.
Cláudio Jorge disse…
Valeu Luiz Antonio. A recíproca é verdadeira. Precisamos tomar umas. Beijos.
Luiz Antonio, irmão do Claudio disse…
Umas e outras, chego amanhã, quinta-feira no Rio, devo ficar uns quinze dias. Vamos combinar. Tenho uma música nova com uma afinação em sol que aprendi com o Keith Richard (biografia) que vc precisa ouvir.
Beijos
Rosa Maria de Carvalho disse…
Muito bom conhecer o lado "musical" de Chico Anísio, embora predominantemente letrista. Eu não me lembrava mesmo de que ele é o autor de Praça Onze e de tantas músicas. Não sabia que era irmão de Elano de Paula, que nos remete a Elizete Cardoso. E o importante é que continua compondo, inclusive boleros... Vai lançar um CD, não vou perder o lançamento. Incrível como Chico Anísio continua trabalhando e bem. Hoje mesmo vi um filme, Uma professora muito maluquinha, e lá estava ele. Bonita a mensagem com que terminou a entrevista, falando do Programa Garimpo e da Rádio Nacional.
Continue nos proporcionando bons momentos como esses.

Postagens mais visitadas deste blog

Valeu Zumbi!!!

Valeu Zumbi!!!! Com este grito encerramos na madrugada do dia 20 o show feito em homenagem a Luiz Carlos da Vila promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Milhares de pessoas na praça, dezenas de artistas amigos do Luiz, todos cantando e se emocionando, mesmo fora do palco. Tudo do jeito dele, com muita alegria, samba e cerveja gelada. Valeu Zumbi, saudação cunhada pelo Luiz no samba enredo da Vila Isabel de 1988, deve estar sendo gritada muitas vezes por este país afora nestas comemorações do dia da Consciência Negra. Neste momento em que escrevo estou em Mauá, São Paulo para atuar num show de praça, integrando a banda do Martinho da Vila, numa comemoração deste dia de graça. Gostaria de escrever aqui algumas coisas relativas ao assunto. Estou sem tempo, mas não posso deixar passar em branco este dia sem dizer que sou a favor das cotas, que o racismo no Brasil é muito louco por ser um país de miscigenados, que as lutas para acabar com o preconceito e a descriminação não deveriam ser l

Matura idade.

Enfim, faço sessenta anos neste 3 de outubro de 2009. Não são aqueles anos intermediários entre a juventude e o início do fim, tipo quarenta ou cinquenta. São sessenta anos, meus camaradas. Ao contrário do que eu mesmo poderia imaginar, não vou lançar CD comemorativo, não vou fazer show comemorativo de idade e não sei quantos de carreira, nem vou fazer nenhuma roda de samba. Também não vou receber os amigos no Bar Getúlio, como pensei em algum momento. Minha comemoração dos sessenta vai ser em família, fora do Rio, na calma. Vai ser desse jeito porque ao longo destes anos todos desenvolvi uma arte que aprendi com meu pai que foi a de fazer amizades e comemorá-las, frequentemente. Entre tantas que cultivei em todo esse tempo, além de minha mãe, duas não estão mais por aqui – Paulinho Albuquerque e Luiz Carlos da Vila. Um festão de sessenta anos sem eles, é choro meu na certa. Além disso, eu teria que estar com uma grana que anda meio fugida de mim, para não deixar amigo nenhum sem ser c

O Méier baixa na Lapa e leva o caneco

Ontem, 20 de janeiro de 2008, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, foi uma noite realmente especial para nós do Bloco dos Cachaças. Nascido de regados encontros no bairro do Méier, subúrbio carioca, na casa do casal Diniz (Mauro e Claudia), o bloco cresceu e passou a reunir uma galera em deliciosa feijoada domingueira num sitio em Jacarepaguá.. Passeio tipicamente suburbano e familiar, uma onda totalmente Muriqui ou Paquetá, que reúne músicos, jornalistas, sambistas, crianças, e boêmios de um modo geral, uma boa parte embarcados em vans vindas dos quatro cantos da cidade. Ao vencermos na noite de ontem o concurso de marchinhas da Fundição Progresso foi como a confirmação do batismo do Bloco feito por nossos padrinhos Zeca Pagodinho e Marisa Monte. O bloco dos Cachaças, enfim, saúda a imprensa falada, escrita, “blogada”, televisada e pede passagem. Pede passagem para no embalo de sua marchinha, “Volante com cachaça não combina”, engrossar esse cordão que cobra m