Pular para o conteúdo principal

Évora. Uma crônica à parte em Portugal


Há quatorze anos que neste período viajo a Portugal para atuar em shows. Dessa vez, muito por conta das dificuldades financeiras daquele país, este ano não fui.
É engraçado como o corpo da gente, acostumado a algumas rotinas, estranha quando alguma coisa muda. A primeira mudança que senti é a vontade desesperada de comer aquelas comidas portuguesas. A outra é a falta de intimidade que eu fiquei com o inverno carioca, já que passei estes últimos anos vivendo só verão. O daqui e o de Portugal que acontece em junho, julho e agosto com temperaturas que chegam a quarenta graus.
Além disso, o inverno carioca dessa vez foi inverno mesmo e as minhas roupas não estavam preparadas para isso.
Por conta disso tudo me vieram à cabeça vários momentos dessas viagens que fiz, e encontrei nos meus guardados uma de muitas crônicas que escrevi sobre o assunto. Vamos lá.
Costumo dizer para aqueles que detestam Brasília e São Paulo que qualquer cidade do mundo pode ser muito legal, o que faz a diferença é a porta por onde você entra nela.
Na cidade de Évora em Portugal, acho que me deve ter acontecido isso. Na realidade a sensação que tenho é que em Évora eu entrei por um portal, daqueles dos filmes do Herry Porter. O lugar é mágico e lá me senti muito bem.
A cidade tem o grande charme de ter conservado algumas relíquias do passado como o muro que a cerca, construído para proteger a cidade na época medieval, assim como algumas ruínas do tempo em que os romanos ocuparam Portugal.
Em Évora no verão faz um calor de quarenta e dois graus e uma boa porta de entrada poder ser a pessoa que te serve o primeiro chope. Um frango assado no restaurante A Gruta, pode ser outra. No meu caso devo ter entrado por um portal que estava em algum daqueles becos que saí investigando sem sentir, quanto já tinha andado subindo e descendo algumas ladeiras.

Só na quarta vinda à cidade decidi visitar a famosa Igreja dos Ossos. Antes achava uma coisa mórbida por conta das paredes serem revestidas de ossos humanos, mas agora eu pensei: Pô! Cláudio Jorge. Todo mundo vem a essa cidade para ver  o Templo de Diana e a Igreja dos Ossos. Você vem aqui pela quarta vez e não vai poder contar como é isso para os seus três leitores?
Resolvi visitar, paguei um ingresso mais caro para poder tirar fotos, saquei da máquina e a bateria estava descarregada. Acho que não era pra eu fotografar mesmo e não é a primeira nem última vez que isso acontece nessa minha careira de fotógrafo amador.
Ficaram as imagens na lembrança, nada atemorizantes, porque antes de encarar as tíbias e crânios lemos o texto escrito pelos franciscanos que a criaram. Alguma coisa tipo “aqui nossos ossos esperam pelos vossos”.
Tem um clima meio terror, mas na realidade é humor e vejo como aquele papo: tu vai morrer mesmo mermão, não adianta, vai te acostumando com essa Idéia. Não deixa de ser uma forma de já ir preparando as pessoas para o inexorável, né?
Évora é mágica, misteriosa, linda, medieval nas suas ladeiras, becos e igrejas. Provoca a imaginação e às vezes rola aquele papo, como aconteceu com o nosso técnico de som o T. Reis: "Estou todo arrepiado, acho que já vivi aqui em outra encarnação". É possível.
Existem vários símbolos misteriosos espalhados pela cidade e até uma loja de produtos esotéricos chamada "Casa de Iemanjá" encontrei por lá. 
A oportunidade de se observar numa mesma cena as ruínas romanas do Templo de Diana, uma igreja do ano de mil trezentos e poucos,  a alguns metros de um cybercafé, com uma ferrari esport do ano passando na hora, é muito louco.
Estava uma vez bisbilhotando uma livraria no Shopping Rio Sul no Rio de Janeiro e dei de cara com o livro “A bruxa de Évora”. Comprei, li e me surpreendi com a associação da bruxa de Évora a algumas figuras da Umbanda. Diz o livro que na época da inquisição em Portugal, muitas mulheres consideradas bruxas foram queimadas nas fogueiras e as que conseguiram escapar fugiram em navios que vinham para o Brasil. A essas mulheres, no imaginário religioso brasileiro, ficaram associadas figuras como Maria Molambo e Maria Farrapo. Laroê.




Comentários

andrea dutra disse…
estive na capela dos ossos e juro que nunca me ocorreu o medo, pq aquilo lá chega a ser poético. O templo, aquelas sardinhas na brasa e as batatas ao murro, tb.

Postagens mais visitadas deste blog

Valeu Zumbi!!!

Valeu Zumbi!!!! Com este grito encerramos na madrugada do dia 20 o show feito em homenagem a Luiz Carlos da Vila promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Milhares de pessoas na praça, dezenas de artistas amigos do Luiz, todos cantando e se emocionando, mesmo fora do palco. Tudo do jeito dele, com muita alegria, samba e cerveja gelada. Valeu Zumbi, saudação cunhada pelo Luiz no samba enredo da Vila Isabel de 1988, deve estar sendo gritada muitas vezes por este país afora nestas comemorações do dia da Consciência Negra. Neste momento em que escrevo estou em Mauá, São Paulo para atuar num show de praça, integrando a banda do Martinho da Vila, numa comemoração deste dia de graça. Gostaria de escrever aqui algumas coisas relativas ao assunto. Estou sem tempo, mas não posso deixar passar em branco este dia sem dizer que sou a favor das cotas, que o racismo no Brasil é muito louco por ser um país de miscigenados, que as lutas para acabar com o preconceito e a descriminação não deveriam ser l

Matura idade.

Enfim, faço sessenta anos neste 3 de outubro de 2009. Não são aqueles anos intermediários entre a juventude e o início do fim, tipo quarenta ou cinquenta. São sessenta anos, meus camaradas. Ao contrário do que eu mesmo poderia imaginar, não vou lançar CD comemorativo, não vou fazer show comemorativo de idade e não sei quantos de carreira, nem vou fazer nenhuma roda de samba. Também não vou receber os amigos no Bar Getúlio, como pensei em algum momento. Minha comemoração dos sessenta vai ser em família, fora do Rio, na calma. Vai ser desse jeito porque ao longo destes anos todos desenvolvi uma arte que aprendi com meu pai que foi a de fazer amizades e comemorá-las, frequentemente. Entre tantas que cultivei em todo esse tempo, além de minha mãe, duas não estão mais por aqui – Paulinho Albuquerque e Luiz Carlos da Vila. Um festão de sessenta anos sem eles, é choro meu na certa. Além disso, eu teria que estar com uma grana que anda meio fugida de mim, para não deixar amigo nenhum sem ser c

O Méier baixa na Lapa e leva o caneco

Ontem, 20 de janeiro de 2008, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, foi uma noite realmente especial para nós do Bloco dos Cachaças. Nascido de regados encontros no bairro do Méier, subúrbio carioca, na casa do casal Diniz (Mauro e Claudia), o bloco cresceu e passou a reunir uma galera em deliciosa feijoada domingueira num sitio em Jacarepaguá.. Passeio tipicamente suburbano e familiar, uma onda totalmente Muriqui ou Paquetá, que reúne músicos, jornalistas, sambistas, crianças, e boêmios de um modo geral, uma boa parte embarcados em vans vindas dos quatro cantos da cidade. Ao vencermos na noite de ontem o concurso de marchinhas da Fundição Progresso foi como a confirmação do batismo do Bloco feito por nossos padrinhos Zeca Pagodinho e Marisa Monte. O bloco dos Cachaças, enfim, saúda a imprensa falada, escrita, “blogada”, televisada e pede passagem. Pede passagem para no embalo de sua marchinha, “Volante com cachaça não combina”, engrossar esse cordão que cobra m