Pular para o conteúdo principal

Minhas noites de junho

Desde cedo que tenho um prazer especial com as festas juninas. Elas sempre foram marcantes em várias etapas de minha vida, mais do que o carnaval ou as outras festas que acontecem anualmente.
Esse meu envolvimento com as festas de São João começaram na infância, lá em Nilópolis, onde morava boa parte da família de minha mãe. Minhas tias Ita, Leone e Amilêda, minha avó Praxedes. Meu tio João e meus primos também me vêm à lembrança entre tantos outros. Outra parte da família vinha de Mesquita e a todo ano a gente se reunia em torno da fogueira, naquele friozinho de junho para dançar ou curtir a música tocada na  vitrola, entre elas, esse mesmo disco do Lamartine Babo que acabamos de curtir, só que na época a vida ainda não lhe tinha feito tantos arranhões.
O cheiro do carvão e da pólvora, o céu estrelado e um dedo ou outro queimado pelas estrelinhas nos faziam a felicidade. Era uma época em que eu vivia num universo de sítios, roças, banhos de rio, as primas morenas, os pés de goiaba, manga, bananeiras, canjica, batata dôce, roupas de caipira, chapéu de palha, bigode de carvão, quadrilhas e os fogos Caramuru, comprados  por meu pai e meu avô no caminho da roça, na Avenida Mirandela, na estação de trem de Nilópolis.
O tempo foi passando, vieram as festas juninas no Cachambi com seus magníficos e perigosos balões. Vieram as festas nos colégios que freqüentei, as festas nos bairros onde morei no Rio de Janeiro e um dia me vi nas festas juninas do nordeste. Foi na época em que trabalhei com Mestre Sivuca e com ele viajei pelo sertão brasileiro com minha guitarra acompanhando a sua incrível sanfona.
Garanhuns, Campina Grande, Souza, Recife, Natal, Aracajú, Caruaru e Itabaiana, sua terra natal, foram algumas das dezenas de cidades que tive a oportunidade de conhecer através dele, e muitas delas durante o São João.
Sivuca e Luiz Gonzaga são Deuses no nordeste e quando chegavam nessas cidades eram recebidos com muito carinho. De uma dessas recepções não me esqueço, mas me esqueci o nome da cidade, coisas da idade. Era uma festa de São João com show ao ar livre, e do caminho do hotel até o local da apresentação, fomos curtindo a emocionante visão das fogueiras acesas em frente de todas as casas das ruas. Aquele enorme céu estrelado do sertão, sem edifícios, e o cheiro de lenha queimando tomando conta do ar. Inesquecível.
Quando chegamos ao local do evento fomos levados para uma residência de família que nos serviria de camarim. Foi um choque que me deixa até hoje de água na boca. Uma mesa farta com todas as comidas típicas das festas juninas. As bebidas, nem te conto. Entramos pra tocar os forrós do Sivuca totalmente envolvidos no melhor clima das festas juninas do nordeste brasileiro.
E aí o tempo foi passando e me vi numa cidade do interior de Portugal, dessa vez em mais uma viagem com Martinho. Uma apresentação também em praça pública toda enfeitada pra noite de São João. Não tenho certeza, mas acho que foi em Viseu. O cheiro da lenha queimando estava lá. As comidas típicas nas barracas me lembraram Garanhuns. O céu estrelado era o mesmo de Nilópolis e o jeito de dançar era muito parecido com o das quadrilhas lá na casa da avó do Kiko Horta em Botafogo.
As festas juninas realmente fazem parte do meu prazer e agora estou me preparando para a próxima que será no dia de dez julho lá no Casarão Austregésilo de Athayde. É a festa junina d’Os Vizinhos, grupo de amigos artistas moradores de Laranjeiras. Tem tudo: música, quentão, comidinhas e uma quadrilha que no ano passado foi brilhantemente comandada pelo jornalista Xico Teixeira. Estou louco pra chegar dia dez e matar um desejo que me acomete na hora que estou escrevendo essas linhas: comer uma prato quente de canjica. Anarriê. Viva São João.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Valeu Zumbi!!!

Valeu Zumbi!!!! Com este grito encerramos na madrugada do dia 20 o show feito em homenagem a Luiz Carlos da Vila promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Milhares de pessoas na praça, dezenas de artistas amigos do Luiz, todos cantando e se emocionando, mesmo fora do palco. Tudo do jeito dele, com muita alegria, samba e cerveja gelada. Valeu Zumbi, saudação cunhada pelo Luiz no samba enredo da Vila Isabel de 1988, deve estar sendo gritada muitas vezes por este país afora nestas comemorações do dia da Consciência Negra. Neste momento em que escrevo estou em Mauá, São Paulo para atuar num show de praça, integrando a banda do Martinho da Vila, numa comemoração deste dia de graça. Gostaria de escrever aqui algumas coisas relativas ao assunto. Estou sem tempo, mas não posso deixar passar em branco este dia sem dizer que sou a favor das cotas, que o racismo no Brasil é muito louco por ser um país de miscigenados, que as lutas para acabar com o preconceito e a descriminação não deveriam ser l

Matura idade.

Enfim, faço sessenta anos neste 3 de outubro de 2009. Não são aqueles anos intermediários entre a juventude e o início do fim, tipo quarenta ou cinquenta. São sessenta anos, meus camaradas. Ao contrário do que eu mesmo poderia imaginar, não vou lançar CD comemorativo, não vou fazer show comemorativo de idade e não sei quantos de carreira, nem vou fazer nenhuma roda de samba. Também não vou receber os amigos no Bar Getúlio, como pensei em algum momento. Minha comemoração dos sessenta vai ser em família, fora do Rio, na calma. Vai ser desse jeito porque ao longo destes anos todos desenvolvi uma arte que aprendi com meu pai que foi a de fazer amizades e comemorá-las, frequentemente. Entre tantas que cultivei em todo esse tempo, além de minha mãe, duas não estão mais por aqui – Paulinho Albuquerque e Luiz Carlos da Vila. Um festão de sessenta anos sem eles, é choro meu na certa. Além disso, eu teria que estar com uma grana que anda meio fugida de mim, para não deixar amigo nenhum sem ser c

O Méier baixa na Lapa e leva o caneco

Ontem, 20 de janeiro de 2008, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, foi uma noite realmente especial para nós do Bloco dos Cachaças. Nascido de regados encontros no bairro do Méier, subúrbio carioca, na casa do casal Diniz (Mauro e Claudia), o bloco cresceu e passou a reunir uma galera em deliciosa feijoada domingueira num sitio em Jacarepaguá.. Passeio tipicamente suburbano e familiar, uma onda totalmente Muriqui ou Paquetá, que reúne músicos, jornalistas, sambistas, crianças, e boêmios de um modo geral, uma boa parte embarcados em vans vindas dos quatro cantos da cidade. Ao vencermos na noite de ontem o concurso de marchinhas da Fundição Progresso foi como a confirmação do batismo do Bloco feito por nossos padrinhos Zeca Pagodinho e Marisa Monte. O bloco dos Cachaças, enfim, saúda a imprensa falada, escrita, “blogada”, televisada e pede passagem. Pede passagem para no embalo de sua marchinha, “Volante com cachaça não combina”, engrossar esse cordão que cobra m