Pular para o conteúdo principal

Eleições 2010 . Sabe o que eu acho?

Este dia 03 de outubro em que eu e Renata fazemos mais um aniversário, podia ser um 3 de outubro igual a todos os outros que vivemos. Desde minha infância esse era o dia das eleições. Aí veio o golpe de 64 e mudou um monte de coisas que sempre foram: a sede na UNE na Praia do Flamengo, o Palácio Monroe e o direito a liberdade de expressão foram algumas delas. Não vamos falar das coisas mais barra pesada que o golpe de 64 trouxe ou aprimorou. Vamos pensar simplesmente que (ufa!) isso já passou.

Mas o 3 de outubro também deixou de ser data de eleição por um tempo e uma das coisas que voltaram pro seu lugar, junto com o estado democrático, foi a dedicação desta data as eleições.

Dessa vez ela é muito especial. O que eu quero dizer é que essa é a eleição mais bonita de todas que tive a oportunidade de viver nestes 61 anos que completarei amanhã. Os motivos são vários, mas eu destaco os seguintes:

É muito bom a gente ir para uma eleição em meio a um clima de cassação de candidaturas de políticos envolvidos com atividades criminosas. Não sei se essa lei terá eficácia imediata, mas todo esse movimento em torno dela serviu pra nós eleitores ficarmos mais atentos a isso, para irmos dar uma bisbilhotada na vida dos candidatos e tudo o mais. Além disso, acho que a lei influencia também para que alguns candidatos pensem duas vezes antes de se meterem em roubadas neste planeta cercado de câmeras e gravadores escondidos por todos os lados, já que a gente não pode contar com o desejo deles serem honestos simplesmente.

É maravilhoso a gente ver que os quatro candidatos a Presidência da República têm afinidade com partidos voltados para preocupações sociais. Uns mais outros menos, mas nenhum distante deste ideário. Cada um do seu jeito, são quatro sobreviventes do golpe de 64. Amigos e parceiros de gente que ficou pelo caminho e nunca foi encontrada e outros nunca conseguiram reorganizar suas vidas, só porque pensavam diferente do estado golpista.

Agora, maravilhoso mesmo, lindo de morrer, é ver a foto do debate da Globo: Das quatro candidaturas duas são mulheres.

Esse é um momento mais que demais, especialíssimo, principalmente quando a possibilidade de umas dessa mulheres ganhar se apresenta nas pesquisas.

Se a Marina não chegar, tudo bem, de qualquer forma me orgulhei de ver aquela elegante mulher franzina dando uma aula de vivência, de postura e tudo mais. Uma brasileira das melhores.

Me orgulhei muito de Dilma, que no mínimo, em sua trajetória de vida dá um demonstração de capacidade de superação e concentração em objetivos de dar inveja a muita gente. Uma guerreira, das melhores.

O Brasil está de parabéns e eu me orgulho demais de estar por aqui neste momento depois da gente ter passado por tanta coisa. Estamos longe de sermos a civilização que merecemos, mas o futuro chegou e o Brasil está correspondendo ao título de ser o país do futuro, como ouço falar desde minha infância lá no Cachambi.

Estou duplamente feliz por ter torcido e colaborado modestamente para a eleição e reeleição do Lula e não tenho a menor dúvida que foi o melhor presidente que a Republica já teve. E esse papo bobo dos caras ficarem falando que ele apenas deu continuidade a política do Fernando Henrique, é de uma infantilidade, igual a que eu vivia lá no Cachambi soltando pipa e jogando bola de gude.

Lula, dando uma demonstração de responsabilidade, continuou aquilo de bom que Fernando Henrique começou e teve o talento de trazer novas visões para as questões sociais, internacionais, econômicas e políticas. O Brasil mudou neste oito anos, pra melhor.

Viver um operário ser Presidente por dois mandatos e sair com um índice altíssimo de aprovação; viver os quatro candidatos a Presidência da República que temos e ver duas mulheres entre eles, me dá um grande ânimo, me torna muito otimista e tendo a certeza que dentro em breve teremos um negro candidato a este cargo.Então neste 3 de outubro vou tomar um porre de felicidade e cerveja sem álcool (estou em tratamento) ao lado da minha família por conta de todos esses motivos.Como o voto é secreto eu não vou dizer em quem vou votar. Não sou muito afeito a fazer campanhas, disputar concursos, festivais ou eleições e tudo mais.

Não vou dizer, por exemplo, que vou votar na Dilma pra Presidente (Ih! Falei), no Sérgio Cabral pra Governador (ih1, falei de novo), No Lindberg e no Temer para Senadores (cacete!, falei), na Jandira Feghali para Federal e na Cidinha Campos para estadual (caramba!, saiu).

Feliz 3 de outubro pra todo mundo. Beijos.



Comentários

Que bom que estamos juntos nessa.... Ao meu companheiro de jornada, meu amigo e meu amor. Parabéns, muitos anos de vida. Que estajamos juntos em várias eleições. Voc~E que é o meu elito predileto.
Tb não sou de contar o meu voto, por isso vou me calar e não divulgarei para ninguém que vou votar na Dilma (ii), no Sérgio (iiii) no Lindberg e Temer (aiii) no Molon e no no no , ainda estou em dúvida... rsss
Belo texto Cláudio!!!
O que disse do Lula está certissímo, concordo plenamente, me encho de orgulho em saber que tivemos um presidente operário e que por ele,graças á ele, tive a oportunidade de fazer uma faculdade pelo Pro-Uni e hoje esse projeto beneficia milhares de pessoas! Fico feliz por ter tido a oportunidadede ver isso acontecer e de participar! Uma mulher presidente..Brasil sem preconceitos!
Rosa Maria de Carvalho disse…
Parabéns para vocês e bons festejos no Lapinha.
Agora vamos para o 2ºturno. Já elegemos um operário, vamos eleger uma mulher, e ficamos aguardando um Obama para disputar com Lula em 2014 (?!)...
Bom dia.
ROSA MARIA
Ana Costa disse…
Querido Claudio, fiquei tão emocionada com seu texto, seu olhar do passado, seu olhar otimista para um futuro mais justo e mais belo. Feliz aniversário pra vc e Renata!!
bjs
Zé do Cangoma disse…
Olá Claudio, meus parabéns, muito axé pra vc e pra sua mulher na sua jornada!!! Fiquei tão sentido pelo seu texto que não resisti em postar um comentário... Sou historiador e músico, seu fã de muito tempo, admiro muito seus trabalhos autorais e mais ainda seus arranjos que são exemplares pra mim!!! Tenho seguido seu blog faz alguns meses, eu tenho um blog que disponibiliza discos para download (onde o seu blog permanece likado)e postei alguns meses atrás o seu disco com o Luiz Carlos, sinto muito não ter pedido sua autorização, não conhecia seu blog na época e não sei o que vc pensa sobre a disponibilização de discos na internet, mas gostaria muito que vc desse uma olhada http://ouroso.blogspot.com/2010/03/claudio-jorge-e-luiz-carlos-da-vila.html Posso retirar o disco se vc quiser... Eu disponibilizei pq considero esse disco fundamental dentro de toda a nossa discografia!!! De qualquer maneira estamos juntos nessa luta por um país mais justo!!! Um abração de São Paulo! Rafael

Postagens mais visitadas deste blog

Valeu Zumbi!!!

Valeu Zumbi!!!! Com este grito encerramos na madrugada do dia 20 o show feito em homenagem a Luiz Carlos da Vila promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Milhares de pessoas na praça, dezenas de artistas amigos do Luiz, todos cantando e se emocionando, mesmo fora do palco. Tudo do jeito dele, com muita alegria, samba e cerveja gelada. Valeu Zumbi, saudação cunhada pelo Luiz no samba enredo da Vila Isabel de 1988, deve estar sendo gritada muitas vezes por este país afora nestas comemorações do dia da Consciência Negra. Neste momento em que escrevo estou em Mauá, São Paulo para atuar num show de praça, integrando a banda do Martinho da Vila, numa comemoração deste dia de graça. Gostaria de escrever aqui algumas coisas relativas ao assunto. Estou sem tempo, mas não posso deixar passar em branco este dia sem dizer que sou a favor das cotas, que o racismo no Brasil é muito louco por ser um país de miscigenados, que as lutas para acabar com o preconceito e a descriminação não deveriam ser l

Matura idade.

Enfim, faço sessenta anos neste 3 de outubro de 2009. Não são aqueles anos intermediários entre a juventude e o início do fim, tipo quarenta ou cinquenta. São sessenta anos, meus camaradas. Ao contrário do que eu mesmo poderia imaginar, não vou lançar CD comemorativo, não vou fazer show comemorativo de idade e não sei quantos de carreira, nem vou fazer nenhuma roda de samba. Também não vou receber os amigos no Bar Getúlio, como pensei em algum momento. Minha comemoração dos sessenta vai ser em família, fora do Rio, na calma. Vai ser desse jeito porque ao longo destes anos todos desenvolvi uma arte que aprendi com meu pai que foi a de fazer amizades e comemorá-las, frequentemente. Entre tantas que cultivei em todo esse tempo, além de minha mãe, duas não estão mais por aqui – Paulinho Albuquerque e Luiz Carlos da Vila. Um festão de sessenta anos sem eles, é choro meu na certa. Além disso, eu teria que estar com uma grana que anda meio fugida de mim, para não deixar amigo nenhum sem ser c

O Méier baixa na Lapa e leva o caneco

Ontem, 20 de janeiro de 2008, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, foi uma noite realmente especial para nós do Bloco dos Cachaças. Nascido de regados encontros no bairro do Méier, subúrbio carioca, na casa do casal Diniz (Mauro e Claudia), o bloco cresceu e passou a reunir uma galera em deliciosa feijoada domingueira num sitio em Jacarepaguá.. Passeio tipicamente suburbano e familiar, uma onda totalmente Muriqui ou Paquetá, que reúne músicos, jornalistas, sambistas, crianças, e boêmios de um modo geral, uma boa parte embarcados em vans vindas dos quatro cantos da cidade. Ao vencermos na noite de ontem o concurso de marchinhas da Fundição Progresso foi como a confirmação do batismo do Bloco feito por nossos padrinhos Zeca Pagodinho e Marisa Monte. O bloco dos Cachaças, enfim, saúda a imprensa falada, escrita, “blogada”, televisada e pede passagem. Pede passagem para no embalo de sua marchinha, “Volante com cachaça não combina”, engrossar esse cordão que cobra m