Pular para o conteúdo principal

IMPÉRIO DO HUMOR















Meu amigo Cristiano Menezes, radialista botafoguense, entrevistando o Joel Santana antes de sua estréia, recebeu do técnico a declaração de que futebol tem que ser jogado com alegria. E foi assim que eu vi meu Botafogo se transformar nas últimas semanas no Império do Humor e ser o glorioso campeão da Taça Guanabara de 2010 neste último 21 de fevereiro. Acordei cedo neste dia para cuidar de questões burocráticas que vêm me atormentando ultimamente, mas sabia que a partir da hora do almoço a coisa ia ser boa. O aniversário do João Miguel, filho do músico e cantor Marcelinho Moreira, ambos botafoguenses, era o destino, bem ali por perto do Maraca. Minha mulher, flamenguista, se comportou à altura, pressentindo que o dia iria terminar do jeito que terminou.

Não foi mole não. A decoração da festa do João foi baseado nas cores e bandeira do time. Bolo, toalha de mesa, bolas, bandeirão e muita gente vestindo a camisa do clube. Chope gelado e um baita churrasco. Quer dizer, o cenário estava pronto e todo mundo confiante que a vitória sobre o Vasco viria.

Começa o jogo, a gente no sol do play, clima de arquibancada, uma televisão sem som e o som nas caixas começa a tocar um disco do Luiz Carlos da Vila produzido por mim.

“A luz do vencedor".

Caramba! De alguma forma o botafoguense Luiz veio pro jogo torcer com a gente.

Não ficou por aí. O outro João, filho Paulinho Albuquerque, ambos alvinegros, pediu a mãe para assistir o jogo ao meu lado. Putz!, pensei comigo. Isso vai dar caldo.

Final do primeiro tempo. Mais uns chopes, umas coxinhas, a essa altura a roda já tava formada. Marcelinho, Hamilton de Holanda, Rogério Caetano, Rogê, sambas, chorinhos, alegria total prenunciando um final feliz, mas o frio tava lá na barriga, na expectativa do segundo tempo.

Os vascaínos que por lá estavam mantinham-se discretos por conta da pressão alvinegra, não só em quantidade mas por conta mesmo do cenário. O Engenhão era ali.

Segundo tempo, perdi meu lugar em frente a TV e fiquei torcendo de longe. Gooooooool! do Botafogo aos vinte e poucos minutos. Expulsão de dois mal educados do Vasco e Gooooooooool! do Botafogo, de pênalti.

Marcelinho pega o João no colo, corre pra arquibancada, quer dizer, corre pro bolo e aí rolou o maior parabéns pra você da história com as bandeiras desfraldadas, só faltaram os fogos.

Paulinho, Luiz, que bom que vocês vieram pro jogo. Comemoremos.

É! CAMPEÃO... É! CAMPEÃO... É! CAMPEÃO...


Comentários

É, compadre... Amigos são assim, ficam com a gente pra sempre. beijos
irineamariaribeiro disse…
Claudio
Nem mesmo sabia do seu blog. Agora ficarei fã, pois além de admira-lo como artista, coloquei-o no altar dos Botafoguenses!!
Esse 2010, 100 anos depois do nosso 1910,veio com sabor especial!
Queria estar nessa festa!
bjs alvinegros
Por quê o Botafogo foi campeão? A História começa no século XVI quando Portugal em sua expansão marítima construiu o maior barco de guerra, o galeão São João Batista que pelo seu tamanho tornou seu principal artilheiro de canhões um fidalgo português João de Souza Pereira que ganhou o apelido de Bota-Fogo e incorporou ao seu próprio sobrenome. Ele habitou a praia de Botafogo. Logo, meu caro, Botafogo é artilharia desde o começo da História. Vale lembrar que Bota-Fogo venceu franceses a serviço de portugueses, por isso o Vasco da Gama (o almirante e o clube) tem mais é que serem humildes!

Postagens mais visitadas deste blog

Valeu Zumbi!!!

Valeu Zumbi!!!! Com este grito encerramos na madrugada do dia 20 o show feito em homenagem a Luiz Carlos da Vila promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Milhares de pessoas na praça, dezenas de artistas amigos do Luiz, todos cantando e se emocionando, mesmo fora do palco. Tudo do jeito dele, com muita alegria, samba e cerveja gelada. Valeu Zumbi, saudação cunhada pelo Luiz no samba enredo da Vila Isabel de 1988, deve estar sendo gritada muitas vezes por este país afora nestas comemorações do dia da Consciência Negra. Neste momento em que escrevo estou em Mauá, São Paulo para atuar num show de praça, integrando a banda do Martinho da Vila, numa comemoração deste dia de graça. Gostaria de escrever aqui algumas coisas relativas ao assunto. Estou sem tempo, mas não posso deixar passar em branco este dia sem dizer que sou a favor das cotas, que o racismo no Brasil é muito louco por ser um país de miscigenados, que as lutas para acabar com o preconceito e a descriminação não deveriam ser l

Matura idade.

Enfim, faço sessenta anos neste 3 de outubro de 2009. Não são aqueles anos intermediários entre a juventude e o início do fim, tipo quarenta ou cinquenta. São sessenta anos, meus camaradas. Ao contrário do que eu mesmo poderia imaginar, não vou lançar CD comemorativo, não vou fazer show comemorativo de idade e não sei quantos de carreira, nem vou fazer nenhuma roda de samba. Também não vou receber os amigos no Bar Getúlio, como pensei em algum momento. Minha comemoração dos sessenta vai ser em família, fora do Rio, na calma. Vai ser desse jeito porque ao longo destes anos todos desenvolvi uma arte que aprendi com meu pai que foi a de fazer amizades e comemorá-las, frequentemente. Entre tantas que cultivei em todo esse tempo, além de minha mãe, duas não estão mais por aqui – Paulinho Albuquerque e Luiz Carlos da Vila. Um festão de sessenta anos sem eles, é choro meu na certa. Além disso, eu teria que estar com uma grana que anda meio fugida de mim, para não deixar amigo nenhum sem ser c

O Méier baixa na Lapa e leva o caneco

Ontem, 20 de janeiro de 2008, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, foi uma noite realmente especial para nós do Bloco dos Cachaças. Nascido de regados encontros no bairro do Méier, subúrbio carioca, na casa do casal Diniz (Mauro e Claudia), o bloco cresceu e passou a reunir uma galera em deliciosa feijoada domingueira num sitio em Jacarepaguá.. Passeio tipicamente suburbano e familiar, uma onda totalmente Muriqui ou Paquetá, que reúne músicos, jornalistas, sambistas, crianças, e boêmios de um modo geral, uma boa parte embarcados em vans vindas dos quatro cantos da cidade. Ao vencermos na noite de ontem o concurso de marchinhas da Fundição Progresso foi como a confirmação do batismo do Bloco feito por nossos padrinhos Zeca Pagodinho e Marisa Monte. O bloco dos Cachaças, enfim, saúda a imprensa falada, escrita, “blogada”, televisada e pede passagem. Pede passagem para no embalo de sua marchinha, “Volante com cachaça não combina”, engrossar esse cordão que cobra m