Pular para o conteúdo principal

Vinte de novembro. Comemorar o quê?

Estátua de Zumbi dos Palmares, Praça da Sé, Salvador, Bahia


“Em setembro, a Oxfam Brasil informou que o país ainda levaria sete décadas para equiparar o rendimento dos negros ao 
dos brancos. Segundo o estudo, os dois grupos só devem se igualar em 2089 – mais de dois séculos depois da Lei Áurea. 
Agora a projeção parece ter sido muito otimista. De acordo com a PNAD, a desigualdade voltou a crescer nos últimos 12 meses.” (Bernardo Mello Franco na Folha de São Paulo em 19/11/2017). 

Lá se vão cento e poucos anos desde que se começou a pensar sobre a possibilidade de não haver mais mão-de-obra escrava no Brasil. 
Fazem poucos meses que o assunto voltou à tona com as últimas propostas de relações de trabalho defendidas por latifundiários e empresas através seus representantes no poder legislativo. 
Tenho uma clara e angustiante sensação de que, se não houver reencarnação, eu terei passado pelo planeta sem ter experimentado o que é viver a vida de forma plena e natural, já que as estatísticas citadas no cabeçalho são tão desanimadoras. De qualquer forma, minha vida até aqui tem sido razoável por uns motivos, maravilhosa por outros.
É como se os negros, mesmo os mais bem sucedidos, carregassem preso ao tornozelo uma imaginária bola de ferro para que nunca se esqueçam do seu papel no planeta.
A pergunta que eu me repito noite e dia é que, se o primeiro ser humano nasceu em solo africano, por qual motivo esse continente ficou tão marcado pela exploração colonizadora, pelas guerras entre povos e tribos, pela miséria, fome, pestes e tantas outras mazelas humanas? A África deveria ser o espaço da consagração da humanidade, por que foi de lá que viemos, onde tudo começou. Mas não, a África e os nascidos por lá, os que foram obrigados a sair de lá para o resto do mundo e os que agora de lá saem num total desespero, parece que são para serem esquecidos pelo resto do planeta. Esquecidos nas mãos de outros negros que promovem um verdadeiro inferno em África, dando continuidade ao estilo de antigos colonizadores que em algum momento desistiram das suas colônias, mas deixaram uma cultura da opressão enraizada nas nações, de brinde. 

No Brasil também é assim. A cultura da escravidão está enraizada no nosso dia a dia, nos nossos condomínios, na nossa arquitetura de quartos de empregada e alojamento de zeladores, nas nossas relações  com nossos empregados domésticos e etc. A lista é grande, procure saber. Nessa cultura da escravidão enraizada dançam todos os negros de vários matizes, dançam os índios, os brancos e os que pensam que sāo brancos.
Com a palavra os historiadores, mas arriscaria dizer que somos hoje consequência do que o mercado, a política e a antiga Igreja Católica dos europeus brancos do século XVI escolheram para projeto de suas vidas. Se essa história se perpetua até hoje é porque o projeto ainda está em andamento.
Se essa é uma realidade que ainda se impõe em pleno século XXI, o que comemorar neste ainda contestado feriado do Dia da Consciência Negra? É sempre neste dia que alguns questionam que no Brasil tem muitos feriados.
Muitas coisas a comemorar, e a primeira delas, é a crescente consciência de negros e brancos sobre o racismo no Brasil. Hoje já é mais nítida a linha que separa brancos e negros quando o assunto sāo as oportunidades e o mercado de trabalho, e quanto mais nítida essa linha for, melhor para se resolver.  
A democracia racial foi pro espaço, mas podemos comemorar uma crescente integração racial proveniente dos laços afetivos entre brancos e negros, contra tudo e contra todos, nāo para “branquear a população”, tentativa de projetos do passado, mas que pode soar como uma reação aos que almejam um apartheid tupiniquim.  Aos que insistem na bobagem de dizer que negros procuram brancas respondo com a máxima com  qual sempre concordei, a mulher é quem escolhe.
Outro motivo de comemoração é a desmoralização de quem afirmou nos busdoors da vida que “não somos racistas”. Do mesmo lugar de onde saiu essa “pérola”, saiu o “coisa de preto”, outra “joia” do pensamento de alguns humanos. Comemoremos o imponderável ao nosso lado
Ficaram também mais nítidas e claras para nós as ideias e comportamentos identificados com o preconceito, mesmo que involuntários, não só por parte dos poderosos à distância, mas, principalmente, daqueles que vêm dos nossos amigos que estão próximos, brancos, negros e mestiços. Comemoremos.
É motivo de comemoração os maravilhosos resultados das políticas de inclusão, destaque para as cotas. Apesar do equivocado latido dos cães, a caravana da cultura, sabedoria, competência e dedicação de nossos cotistas segue em frente.
Hoje é para se comemorar finalmente, mas ainda não completamente, que intelectuais e partidos políticos têm o entendimento de que a questão central da história do Brasil, que impede transformar todos em unidos cidadãos brasileiros, é o nosso histórico de país escravagista que ainda está longe de tirar a palavra abolição do dia a dia dos debates.
É para se comemorar ainda a firmeza, a força, a fé e a estratégia usada por todo este contingente de mais da metade da população que trouxe, desde meados do século XVI até vinte de novembro de 2017, toda a história dos negros no Brasil, enfrentando os mais sofisticados meios que tentam, em vão, destruir uma cultura milenar que aparentemente sucumbe, mas que vai deixando ao longo dos séculos marcas que jamais poderão ser desfeitas e que  renascem a cada dia.
Comemorar que a indignação e coragem de Zumbi dos Palmares está viva em cada drible, em cada novo livro de escritor negro, entre as centenas de posts comemorativos do dia de hoje no Facebook, no Twitter, no Instagram nos blogs, e na história de cada negro vencedor que se destaca na sociedade em que vive.  
Hoje é para comemorar a presença da indignação de Zumbi em cada militante do movimento negro, unificado ou não, mas que nos remetem a heróis da resistência como os Malê na Bahia de 1835.
Está viva a indignação de Zumbi  em cada sambista de tradição e do novo samba que chega.  No toque de todo  batuqueiro, Ogã ou rapper paulista, tá ligado mano? Indignação viva na beleza de homens e mulheres negras. Beleza confirmada, assumida,
desejada, realizada, ainda negada por uns e outros. Beleza apropriada para alguns, compartilhada naturalmente para outros.

Por tudo isso hoje é dia de festa. O tempo da lamentação, do “trabalha, trabalha negro”, da escravidão, ficou pra trás, já fizemos muito nestes anos. Hoje o tempo é do “vamos à luta”, dando uma olhadinha pra trás só para fazer qualquer correção de rota. Hoje é dia de comemorar. Eu quero ver Tia Eulália dançar.

Comentários

Com muita propriedade e precisão este seu artigo que nos faz refletir sobre um tema que parece inócuo na nossa sociedade atual. Penso que não alcançamos ainda o século XXI ou o terceiro milênio. Nos anos 1960 e 1970 víamos um futuro onde todos seriam iguais e solidários, mas que ainda persistem de forma escondida um racismo, um preconceito e um ódio sem fundamentos. Parabéns!
Xico Flavio disse…
Claudio, meu sabio amigo,
Demos um enorme passo à frente...do abismo.
Hoje todos estamos realmente escravos de um deus Mercado, que olha apenas para o próprio umbigo.
A geração daqueles que escolhemos facilmente migrou para a corrupção.
Nossas esperanças começaram a ser minadas justo quando pensamos haver tomado as rédeas.
Nossos sonhos são eliminados nos estádios de futebol quando um time sem qualidade goleia um campeão antecipado (!) e ilude a massa fanática.
Não há espaço pra festas, quando falta muito para migrarmos de ESPECTADORES para POVO.
Lima Barreto não resistiria um instante destes tempos imorais.
Vamos festejar o que mesmo ?
Cláudio Jorge disse…
É isso aí, Marcus. Um abraço.
Cláudio Jorge disse…
Amigo Xico. Você citou fatos realmente desagradáveis acontecidos nas últimas décadas. Calo que elas não vieram do nada, são consequências de vacilos anteriores. Mas no caso específico da abolição da escravatura houve discretos mas importantes avanços que merecem comemoração. Beijos.

Postagens mais visitadas deste blog

Valeu Zumbi!!!

Valeu Zumbi!!!! Com este grito encerramos na madrugada do dia 20 o show feito em homenagem a Luiz Carlos da Vila promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Milhares de pessoas na praça, dezenas de artistas amigos do Luiz, todos cantando e se emocionando, mesmo fora do palco. Tudo do jeito dele, com muita alegria, samba e cerveja gelada. Valeu Zumbi, saudação cunhada pelo Luiz no samba enredo da Vila Isabel de 1988, deve estar sendo gritada muitas vezes por este país afora nestas comemorações do dia da Consciência Negra. Neste momento em que escrevo estou em Mauá, São Paulo para atuar num show de praça, integrando a banda do Martinho da Vila, numa comemoração deste dia de graça. Gostaria de escrever aqui algumas coisas relativas ao assunto. Estou sem tempo, mas não posso deixar passar em branco este dia sem dizer que sou a favor das cotas, que o racismo no Brasil é muito louco por ser um país de miscigenados, que as lutas para acabar com o preconceito e a descriminação não deveriam ser l

Matura idade.

Enfim, faço sessenta anos neste 3 de outubro de 2009. Não são aqueles anos intermediários entre a juventude e o início do fim, tipo quarenta ou cinquenta. São sessenta anos, meus camaradas. Ao contrário do que eu mesmo poderia imaginar, não vou lançar CD comemorativo, não vou fazer show comemorativo de idade e não sei quantos de carreira, nem vou fazer nenhuma roda de samba. Também não vou receber os amigos no Bar Getúlio, como pensei em algum momento. Minha comemoração dos sessenta vai ser em família, fora do Rio, na calma. Vai ser desse jeito porque ao longo destes anos todos desenvolvi uma arte que aprendi com meu pai que foi a de fazer amizades e comemorá-las, frequentemente. Entre tantas que cultivei em todo esse tempo, além de minha mãe, duas não estão mais por aqui – Paulinho Albuquerque e Luiz Carlos da Vila. Um festão de sessenta anos sem eles, é choro meu na certa. Além disso, eu teria que estar com uma grana que anda meio fugida de mim, para não deixar amigo nenhum sem ser c

O Méier baixa na Lapa e leva o caneco

Ontem, 20 de janeiro de 2008, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, foi uma noite realmente especial para nós do Bloco dos Cachaças. Nascido de regados encontros no bairro do Méier, subúrbio carioca, na casa do casal Diniz (Mauro e Claudia), o bloco cresceu e passou a reunir uma galera em deliciosa feijoada domingueira num sitio em Jacarepaguá.. Passeio tipicamente suburbano e familiar, uma onda totalmente Muriqui ou Paquetá, que reúne músicos, jornalistas, sambistas, crianças, e boêmios de um modo geral, uma boa parte embarcados em vans vindas dos quatro cantos da cidade. Ao vencermos na noite de ontem o concurso de marchinhas da Fundição Progresso foi como a confirmação do batismo do Bloco feito por nossos padrinhos Zeca Pagodinho e Marisa Monte. O bloco dos Cachaças, enfim, saúda a imprensa falada, escrita, “blogada”, televisada e pede passagem. Pede passagem para no embalo de sua marchinha, “Volante com cachaça não combina”, engrossar esse cordão que cobra m