Pular para o conteúdo principal

Cartola, 109 anos.

Onze de outubro aniversário do genial Cartola.
Me vem à lembrança uma viajem pelo saudoso Projeto Pixinguinha em 1977, o primeiro ano do projeto. Cartola e João Nogueira eram os artistas, eu, Ronaldo Albernaz (flauta/sax), Mané do Cavaco, Cuscus, Agenor de Oliveira e Milton Manhāes (percussões), os músicos.
Fiz aniversário no dia três de outubro e o Cartola me deu um vidro de perfume de presente. Na semana seguinte foi o aniversário dele, então passamos essa semana da viagem nesse clima de festa. A viagem toda foi em clima de festa, afinal estávamos viajando com o festeiro e talentosíssimo João Nogueira e com Cartola, o cara que escolheu as cores da Mangueira, que compôs “As rosas não falam”, “O mundo é um moinho”, e ao lado da esposa foram protagonistas de um templo do samba chamado ZiCartola. Além disso, tivemos o privilegio de ouvir algumas inéditas nos ensaios, entre elas, “Autonomia”.
A viagem foi um misto de trabalho e observação do comportamento desse personagem. A oportunidade de ouvir suas histórias e o seu pensamento sobre a vida, sobre o mundo, como a resposta que deu ao ser perguntado como se sentia com o sucesso na maturidade, ao que respondeu que estava gostando, mas iria gostar mais se tivesse acontecido aos trinta anos, não teria passado por tantas que passou.
Nāo me lembro o dia exato em que conheci Cartola pessoalmente, mas me lembro bem do dia em que fui acompanhar João Nogueira num programa pra televisão lá no Tijuca Tênis Clube. João me chamou num canto junto com o Cartola e pediu pra ele mostrar a música nova que tinha feito, “As rosas nāo falam”. Foi uma porrada. Naquele dia eu nāo poderia saber, infelizmente a vida é assim, que décadas depois eu estaria cantando essa canção como participação especial no disco da cantora japonesa Nanami, o que aconteceu agora em primeiro de outubro de 2017. Me lembrei muito dele nessa hora, um delicioso reencontro no mês de outubro.
Participei de outra viagem com Cartola pelo Projeto Pixinguinha, no ano seguinte, dessa vez ele dividindo o palco com Carlinhos Vergueiro e Claudia Savaget. Eu,  Edson Alves (violão e flauta), Afonso Machado (bandolim/cavaquinho), Ronaldo Albernaz (sax/flauta), Milton Manhāes, Trambique e Claumir Jorge (percussão), músicos.
Dessa viagem me lembro do dia de folga na praia de Guaxuma, em Alagoas, lugar paradisíaco na época, nāo sei como está agora. Recordo das várias homenagens ao mestre e a Dona Zica pelas dez cidades que passamos, principalmente em Sāo Paulo, onde uma joven fā mandou uma carta pro Cartola deixando bem claro que nāo era uma carta de fā, mas uma carta de amor de mulher por homem. Cartola envaidecido leu a carta no camarim e no restante da viagem essa passagem era sempre lembrada, principalmente por Dona Zica.
Durante minha convivência com Cartola fizemos uma boa amizade. Visitei-o algumas vezes na Mangueira e depois em Jacarepaguá, no curto período em que morou por aqui.
Da amizade surgiu a parceria em duas canções que carrego com muito orgulho e carinho. “Fundo de Quintal”, com letra de Hermínio Bello de Carvalho e “Dê-me Graças Senhora”, samba em feitio de oração, que nesta data do aniversario de Cartola quero dedicar ao mundo, ao Brasil e particularmente a Cidade do  Rio de Janeiro, terra de Cartola, que está passando por um sufoco danado vítima  da corrupção, da violência e da  intolerância religiosa. Que essa prece  seja ouvida por aqueles que estão precisando de reza.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Valeu Zumbi!!!

Valeu Zumbi!!!! Com este grito encerramos na madrugada do dia 20 o show feito em homenagem a Luiz Carlos da Vila promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Milhares de pessoas na praça, dezenas de artistas amigos do Luiz, todos cantando e se emocionando, mesmo fora do palco. Tudo do jeito dele, com muita alegria, samba e cerveja gelada. Valeu Zumbi, saudação cunhada pelo Luiz no samba enredo da Vila Isabel de 1988, deve estar sendo gritada muitas vezes por este país afora nestas comemorações do dia da Consciência Negra. Neste momento em que escrevo estou em Mauá, São Paulo para atuar num show de praça, integrando a banda do Martinho da Vila, numa comemoração deste dia de graça. Gostaria de escrever aqui algumas coisas relativas ao assunto. Estou sem tempo, mas não posso deixar passar em branco este dia sem dizer que sou a favor das cotas, que o racismo no Brasil é muito louco por ser um país de miscigenados, que as lutas para acabar com o preconceito e a descriminação não deveriam ser l

Matura idade.

Enfim, faço sessenta anos neste 3 de outubro de 2009. Não são aqueles anos intermediários entre a juventude e o início do fim, tipo quarenta ou cinquenta. São sessenta anos, meus camaradas. Ao contrário do que eu mesmo poderia imaginar, não vou lançar CD comemorativo, não vou fazer show comemorativo de idade e não sei quantos de carreira, nem vou fazer nenhuma roda de samba. Também não vou receber os amigos no Bar Getúlio, como pensei em algum momento. Minha comemoração dos sessenta vai ser em família, fora do Rio, na calma. Vai ser desse jeito porque ao longo destes anos todos desenvolvi uma arte que aprendi com meu pai que foi a de fazer amizades e comemorá-las, frequentemente. Entre tantas que cultivei em todo esse tempo, além de minha mãe, duas não estão mais por aqui – Paulinho Albuquerque e Luiz Carlos da Vila. Um festão de sessenta anos sem eles, é choro meu na certa. Além disso, eu teria que estar com uma grana que anda meio fugida de mim, para não deixar amigo nenhum sem ser c

O Méier baixa na Lapa e leva o caneco

Ontem, 20 de janeiro de 2008, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, foi uma noite realmente especial para nós do Bloco dos Cachaças. Nascido de regados encontros no bairro do Méier, subúrbio carioca, na casa do casal Diniz (Mauro e Claudia), o bloco cresceu e passou a reunir uma galera em deliciosa feijoada domingueira num sitio em Jacarepaguá.. Passeio tipicamente suburbano e familiar, uma onda totalmente Muriqui ou Paquetá, que reúne músicos, jornalistas, sambistas, crianças, e boêmios de um modo geral, uma boa parte embarcados em vans vindas dos quatro cantos da cidade. Ao vencermos na noite de ontem o concurso de marchinhas da Fundição Progresso foi como a confirmação do batismo do Bloco feito por nossos padrinhos Zeca Pagodinho e Marisa Monte. O bloco dos Cachaças, enfim, saúda a imprensa falada, escrita, “blogada”, televisada e pede passagem. Pede passagem para no embalo de sua marchinha, “Volante com cachaça não combina”, engrossar esse cordão que cobra m