Pular para o conteúdo principal

Jorginho do Pandeiro

Mais um dia difícil neste inverno ensolarado de dia e friorento a noite. Faleceu Jorginho do Pandeiro. Nosso amigo, nosso colega, membro de uma família de grandes músicos, dono de um humor super agradável, uma pessoa que vai fazer muita falta ao Rio de Janeiro. Estou triste por ele, pelo Celsinho, por nossa classe. Jorginho foi da Época de Ouro da música brasileira, um criador de estilo que colocou o pandeiro carioca nos palcos mais classudos do mundo. 
Me lembro o carinho com que ele me ligou anos atrás me convidando para participar do seu programa na Rádio Nacional junto com o seu grupo. Ouvir a voz dele no telefone me deu a sensaçāo de estar sendo convidado por toda uma história de musica que ele representa. Tenho certeza que todos os que conviveram com ele têm  essa mesma sensaçāo. Cristiano Menezes estava lá no dia da apresentaçāo e é inevitável nāo imaginar o encontro dois amigos no céu hoje.
Daqui pra frente toda vez que um pandeiro tocar, as platinelas serāo como um aplauso pra Jorginho do Pandeiro, ou pro pandeiro do Jorginho.
Escrevi a crônica abaixo em abril de 2004 pro meu Programa Garimpo na Radio Nacional, depois de um dia de gravaçāo junto com o Jorginho.



Choro em Araras 


Quando Mário Seve me convidou para participar como violonista do disco que ele iria gravar com David Ganc achei muito bacana e de cara pensei: isso vai ser legal. O convite aconteceu num encontro no aeroporto de Congonhas. Estávamos chegando todos para um show da Prefeitura de São Paulo. Eu integrando a banda do Martinho da Vila e ele a do Paulinho da Viola. Era um daqueles shows que a Prefeitura do Rio nunca faz. Não era ano novo, não era Natal nem carnaval, nem Dia Nacional do Samba, mas o show era Dona Ivone Lara, Paulinho da Viola e Martinho da Vila, elegantemente ciceroneados pelos meninos do Quinteto em Branco e Preto. Foi um show lindo com uma "infra" legal e mais uma vez São Paulo me deu inveja.

Conheci o Mário Seve durante umas apresentações do Paulinho da Viola que me convidou para substituir seu pai, César Faria, que estava viajando pelo Japão com o "Época de Ouro". Mário e eu ficamos amigos nestes shows onde aproveitávamos a passagem de som para tocar uns temas.  David Ganc já conhecia há muitos anos, mas nunca tínhamos tido a oportunidade trabalhar juntos. Nesse encontro do aeroporto, para completar a onda, Mário me falou que a gravação ia ser no estúdio do Sérgio e da Simone, lá em Araras. Pensei de novo: isso vai ser legal.

Partimos pra lá eu, meu compadre Wanderson Martins, David, Mário, Dininho e o Jorginho do Pandeiro. Pois bem gente, não foi legal, foi ótimo. O ambiente do estúdio em Araras é de primeiro mundo. Natureza em volta, canto de pássaros, um cachorro carente do vizinho aparece para um carinho e some, uma chuvinha de serra de vez em quando, e à noite, antes de dormir nas instalações aconchegantes construídas especialmente para os clientes, uma sopa quente com pão de queijo. É de arrasar.

Não bastasse isso o disco é uma maravilha. David e Seve se revezam na flauta e no sax para interpretar a obra de Pixinguinha. Quando ficar pronto, vocês verão onde está a originalidade da produção. Aguardem.

Na realidade esse trabalho foi a trilha musical de um grande reencontro que tive com meu camarada Jorginho do Pandeiro, parceiro de tantas gravações na antiga Odeon, lá na Mena Barreto, e que acaba de ser demolida para dar lugar a um prédio residencial. Foi um susto quando vi aquele terreno baldio no lugar do estúdio onde gravei meu primeiro disco, mas essa é outra história.

Jorginho faz parte de uma família composta de músicos excepcionais e de pessoas portadoras de um dos melhores humores do meio artístico. Ele é irmão de Mestre Dino 7 Cordas, pai de Celsinho do Pandeiro e tio do Dininho, filho do Dino, como o nome já entrega. Foi um reencontro de muitas risadas, histórias e revelações. Fiquei sabendo, por exemplo, que o dono do Café Nice era avô do Dininho. Fiquei sabendo que o Regional do Canhoto nasceu quando se dissolveu o conjunto do Benedito Lacerda. Era o Dino, o Meira, o Canhoto, e o Gilson do pandeiro. Depois veio Altamiro Carrilho e por sugestão de Luiz Gonzaga o Canhoto convidou o acordeonista  Orlando Silveira.

O Jorginho me contou ainda que, tempos antes, o Benedito Lacerda o tinha convidado a entrar pro grupo dele, mas o Dino não deixou. A justificativa do irmão foi que o Benedito tinha um gênio muito difícil, e se ele implicasse com o Jorginho o Dino ia ter que se meter e aí estariam os dois despedidos.

Benedito Lacerda ficou famoso por vários motivos: tocava bem flauta, entrava de parceria nas músicas dos outros e chutava as canelas dos músicos quando eles erravam. Como disse meu amigo Wilson das Neves, “ainda bem que eu não toquei com ele”.

Jorginho me falou também de Pixinguinha, dos encontros com ele e de como Pixinguinha foi importante na formação musical do Dino.

Enfim, gravar esse este disco me deu um prazer muito grande por todos esses encontros que tive em Araras: David Ganc, Mário Seve, Wanderson, Sergio, Simone, Dininho, Jorginho e Pixinguinha.

Já ia me esquecendo de mais uma história que o Jorginho me contou. Uma ocasião vários amigos estavam reunidos na casa do Afonso Nunes, um leiloeiro milionário que costumava reunir os amigos em Jacarepaguá. Em dado momento se tocaram que não tinham chamado o Pixinguinha. Imediatamente o Álvaro mandou um motorista pegar o Maestro. Pixinguinha quando foi "abduzido" de sua casa já tinha tomado umas. Chegou no local, sentou-se numa mesa, pegou sua garrafinha de whisky, olhou pro lado, encontrou o Jorginho e perguntou: aonde é que eu estou? Esse cara é meu ídolo.



Comentários

Diana Aragão disse…
Pois e Claudio mais um craque que foi tocar no céu. Além de músico maravilhoso, era muito gente boa. Deixa saudades em todos os sentidos. abs.

Postagens mais visitadas deste blog

Valeu Zumbi!!!

Valeu Zumbi!!!! Com este grito encerramos na madrugada do dia 20 o show feito em homenagem a Luiz Carlos da Vila promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Milhares de pessoas na praça, dezenas de artistas amigos do Luiz, todos cantando e se emocionando, mesmo fora do palco. Tudo do jeito dele, com muita alegria, samba e cerveja gelada. Valeu Zumbi, saudação cunhada pelo Luiz no samba enredo da Vila Isabel de 1988, deve estar sendo gritada muitas vezes por este país afora nestas comemorações do dia da Consciência Negra. Neste momento em que escrevo estou em Mauá, São Paulo para atuar num show de praça, integrando a banda do Martinho da Vila, numa comemoração deste dia de graça. Gostaria de escrever aqui algumas coisas relativas ao assunto. Estou sem tempo, mas não posso deixar passar em branco este dia sem dizer que sou a favor das cotas, que o racismo no Brasil é muito louco por ser um país de miscigenados, que as lutas para acabar com o preconceito e a descriminação não deveriam ser l

Matura idade.

Enfim, faço sessenta anos neste 3 de outubro de 2009. Não são aqueles anos intermediários entre a juventude e o início do fim, tipo quarenta ou cinquenta. São sessenta anos, meus camaradas. Ao contrário do que eu mesmo poderia imaginar, não vou lançar CD comemorativo, não vou fazer show comemorativo de idade e não sei quantos de carreira, nem vou fazer nenhuma roda de samba. Também não vou receber os amigos no Bar Getúlio, como pensei em algum momento. Minha comemoração dos sessenta vai ser em família, fora do Rio, na calma. Vai ser desse jeito porque ao longo destes anos todos desenvolvi uma arte que aprendi com meu pai que foi a de fazer amizades e comemorá-las, frequentemente. Entre tantas que cultivei em todo esse tempo, além de minha mãe, duas não estão mais por aqui – Paulinho Albuquerque e Luiz Carlos da Vila. Um festão de sessenta anos sem eles, é choro meu na certa. Além disso, eu teria que estar com uma grana que anda meio fugida de mim, para não deixar amigo nenhum sem ser c

O Méier baixa na Lapa e leva o caneco

Ontem, 20 de janeiro de 2008, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, foi uma noite realmente especial para nós do Bloco dos Cachaças. Nascido de regados encontros no bairro do Méier, subúrbio carioca, na casa do casal Diniz (Mauro e Claudia), o bloco cresceu e passou a reunir uma galera em deliciosa feijoada domingueira num sitio em Jacarepaguá.. Passeio tipicamente suburbano e familiar, uma onda totalmente Muriqui ou Paquetá, que reúne músicos, jornalistas, sambistas, crianças, e boêmios de um modo geral, uma boa parte embarcados em vans vindas dos quatro cantos da cidade. Ao vencermos na noite de ontem o concurso de marchinhas da Fundição Progresso foi como a confirmação do batismo do Bloco feito por nossos padrinhos Zeca Pagodinho e Marisa Monte. O bloco dos Cachaças, enfim, saúda a imprensa falada, escrita, “blogada”, televisada e pede passagem. Pede passagem para no embalo de sua marchinha, “Volante com cachaça não combina”, engrossar esse cordão que cobra m