Pular para o conteúdo principal

Cristiano Menezes

De Cláudio Jorge
Para Claudia Pinheiro
01/09/2016


Amiga Cláudia Pinheiro.
Te escrevo pra dizer da minha tristeza com a partida de meu amigo e de teu amor  Cristiano Menezes.
Te escrevo para te contar coisas. Contar que conheci Cristiano em Brasília quando eu atuava com Cartola no Projeto Pixinguinha. Foi durante  uma entrevista que ele fez com Cartola e Carlinhos Vergueiro.
Te escrevo pra te contar que estes encontros em Brasilia com Cristiano foram muitos e  fantásticos ao longo de outros anos. Foram muitos os lugares e pessoas que conheci através dele, como o Beirute, com direito a festa junina em casa na beira do lago onde conheci alguns de seus amigos jornalistas de Brasília.
Desde aquela época me amarrei no Cristiano ativista, inquieto, sonhador, indignado, trabalhador incansável pelas causas da cultura brasileira, particularmente da música popular.
São muitos os artistas que em início de carreira contaram com seu apoio, de Renato Russo até ao autor dessas mal traçadas linhas, você deve saber disso.
Cláudia te escrevo  pra te dizer que minha amizade com Cristiano Menezes foi um longo e delicioso exercício de análise dos comportamentos humanos e da vida brasileira.  Eram conversas intermináveis na maioria das vezes regadas a vinho ou cerveja.
Nestas conversas ao longo dos últimos 40 anos costumávamos perder a noção do tempo, a noção de tudo, como naquele dia em fomos juntos a um restaurante japonês. No dia seguinte olhei o recibo do meu cartão de crédito e pensei ter pago a conta sozinho. Depois verificamos que o alto valor de três dígitos era a parte de cada um na despesa.
Outra coisa que gostaria de te dizer Claudia, isso você também deve saber, é que muitos da classe artística brasileira, muitos da classe dos jornalistas e radialistas estão hoje muito tristes com a partida do Cristiano, igual a você e os filhos e a neta de Cristiano.
A  grande última realização de Cristiano foi a sua entrega de corpo e alma no projeto de  revitalização da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Muitas idas e vindas neste processo sem nunca abrir mão dos seus ideais, muitas vezes batendo de frente, perdendo e ganhando, mas sua marca ficou neste projeto, não só no belo trabalho feito em parceria contigo no livro que conta a história da Rádio, mas também nos programas e produtores por ele contratados.
No meu caso específico, ele foi o responsável pelo meu programa Garimpo ir ao ar na Radio Nacional, ele inclusive é o criador do nome do programa.
Claudia não consegui falar com Cristiano neste último mês. Quando soube de seu estado não imaginei que fosse tão sério, não imaginei nem quis acreditar que chegaria a isso. Fiquei aguardando o tratamento sem ter coragem de falar com ele, com medo de encontrá-lo fragilizado. Vivi isso com Luiz Carlos da Vila, não quis viver isso de novo com o Cristiano.
Cláudia, já tinha me prometido não mais escrever quando perdesse um amigo, mas não dá, é mais forte e, de alguma forma, me ajuda a encarar a pancada.
Mais uma vez não estou no Rio quando acontece uma coisa dessas. Foi assim com meu avô, com minha mãe de Santo, quase com minha mãe carnal que só esperou eu chegar de viagem para falecer. Foi assim com Paulinho Albuquerque e agora com  o Cris. Sabe-se lá o que significa isso.
Então é isso Claudia. Deus te dê força. Deus dê força aos queridos filhos  do Cristiano Menezes, meu amigo, poeta e botafoguense. O ateu mais espiritualizado que conheci em toda a minha vida.
Lamento  não ter dado tempo dele exercer o último ofício para o qual foi contrato pela neta: o de  garçom no restaurante que ela vai abrir quando crescer.  Beijos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Valeu Zumbi!!!

Valeu Zumbi!!!! Com este grito encerramos na madrugada do dia 20 o show feito em homenagem a Luiz Carlos da Vila promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Milhares de pessoas na praça, dezenas de artistas amigos do Luiz, todos cantando e se emocionando, mesmo fora do palco. Tudo do jeito dele, com muita alegria, samba e cerveja gelada. Valeu Zumbi, saudação cunhada pelo Luiz no samba enredo da Vila Isabel de 1988, deve estar sendo gritada muitas vezes por este país afora nestas comemorações do dia da Consciência Negra. Neste momento em que escrevo estou em Mauá, São Paulo para atuar num show de praça, integrando a banda do Martinho da Vila, numa comemoração deste dia de graça. Gostaria de escrever aqui algumas coisas relativas ao assunto. Estou sem tempo, mas não posso deixar passar em branco este dia sem dizer que sou a favor das cotas, que o racismo no Brasil é muito louco por ser um país de miscigenados, que as lutas para acabar com o preconceito e a descriminação não deveriam ser l

Matura idade.

Enfim, faço sessenta anos neste 3 de outubro de 2009. Não são aqueles anos intermediários entre a juventude e o início do fim, tipo quarenta ou cinquenta. São sessenta anos, meus camaradas. Ao contrário do que eu mesmo poderia imaginar, não vou lançar CD comemorativo, não vou fazer show comemorativo de idade e não sei quantos de carreira, nem vou fazer nenhuma roda de samba. Também não vou receber os amigos no Bar Getúlio, como pensei em algum momento. Minha comemoração dos sessenta vai ser em família, fora do Rio, na calma. Vai ser desse jeito porque ao longo destes anos todos desenvolvi uma arte que aprendi com meu pai que foi a de fazer amizades e comemorá-las, frequentemente. Entre tantas que cultivei em todo esse tempo, além de minha mãe, duas não estão mais por aqui – Paulinho Albuquerque e Luiz Carlos da Vila. Um festão de sessenta anos sem eles, é choro meu na certa. Além disso, eu teria que estar com uma grana que anda meio fugida de mim, para não deixar amigo nenhum sem ser c

O Méier baixa na Lapa e leva o caneco

Ontem, 20 de janeiro de 2008, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, foi uma noite realmente especial para nós do Bloco dos Cachaças. Nascido de regados encontros no bairro do Méier, subúrbio carioca, na casa do casal Diniz (Mauro e Claudia), o bloco cresceu e passou a reunir uma galera em deliciosa feijoada domingueira num sitio em Jacarepaguá.. Passeio tipicamente suburbano e familiar, uma onda totalmente Muriqui ou Paquetá, que reúne músicos, jornalistas, sambistas, crianças, e boêmios de um modo geral, uma boa parte embarcados em vans vindas dos quatro cantos da cidade. Ao vencermos na noite de ontem o concurso de marchinhas da Fundição Progresso foi como a confirmação do batismo do Bloco feito por nossos padrinhos Zeca Pagodinho e Marisa Monte. O bloco dos Cachaças, enfim, saúda a imprensa falada, escrita, “blogada”, televisada e pede passagem. Pede passagem para no embalo de sua marchinha, “Volante com cachaça não combina”, engrossar esse cordão que cobra m