Pular para o conteúdo principal

Nota de esclarecimento 2

Algumas coisas que amigos do Facebook, oposicionistas aos governos Lula e Dilma, falam aqui me deixam realmente triste. Noto que as pessoas repetem jargões sem a menor reflexão sobre o que estão dizendo. 

Por exemplo, a respeito do que o Lula falou sobre “Nós contra eles”. Precisa desenhar que ele se referiu a “nós” como sendo Lula, Dilma, e o PT e “eles” como sendo PSDB, Moro, e rede a Globo de televisão? Isso dito no momento em que ele foi sacaneado pelo Moro para o mundo, atingindo parcialmente seu objetivo que era a humilhação de uma prisão do Ex-Presidente, tipo um troféu feito a cabeça do Lampião ou do Tiradentes. 

Deu errado para os “eles”, pros “nós”, deu certo porque fez com que uma enorme parcela da população que não tinha ainda dado as caras nas ruas passassem a fazê-lo, com festa, típico das manifestações em prol da democracia. 
Em nenhum momento Lula disse “nós o povo a favor de Dilma contra o povo a favor o ipitman”. Nunca. 
Embora a oposição não aceite, Lula não é louco, não é bobo, muito pelo contrário. As imagens de Lula e Dilma, forjadas pelas capas da Veja e Isto é, influenciaram mesmo alguns amigos meus no seu olhar sobre estes Presidentes do Brasil. 
Me incomoda profundamente que a oposição que temos hoje seja tão rasteira em suas críticas e observações. O nível já foi bem melhor no passado. Acreditam piamente que o PT é um partido de ladrões. Não, eles acreditam que todos os partidos aliados do PT também são um bando de ladrões. Mais, qualquer pessoa que seja contra ao ipitiman são ladrões safados comprados por Lula e Dilma. 
É uma linguagem de ofensas, sem raciocínio sobre o que realmente está acontecendo no Brasil de hoje. Diferentemente do que alguns afirmam, não estou me referindo a todas as pessoas da oposição, me refiro a algumas. 
Nós, todos os eleitores brasileiros, temos que ter clareza de quem são os “eles”, os verdadeiros inimigos do Brasil, inimigos que não são de ontem, estão sempre aí no fundo do nosso quintal esperando uma oportunidade para dar o bote. 
Os “Eles” históricos são inimigos que têm aliados entre os “eles” brasileiros do presente. Como diria um amigo meu: cite nomes! 
“Eles” inimigos: A CIA americana, empresas internacionais de petróleo, o capital especulativo, os bancos e seus altíssimos juros e taxas, os conglomerados midiáticos internacionais e nacionais que deturpam diariamente os fatos levando a população brasileira a estados de confusão mental, os corruptos de todos os partidos, os os corruptores, os racistas, os intolerantes religiosos, os torturadores e etc. A lista é enorme, tem para todos os gostos. 
Os “eles” do presente aliados dos “eles” históricos nem preciso citar, né?
A estes “eles” é que interessa dividir a população entre nós e eles, botando em prática a velha máxima do “dividir para reinar”. 
Eu me recuso a me deixar levar por estas manipulações de pensamento e palavras e sinto que será difícil a gente se curar disso por muitos anos. Estávamos quase curados  da ditadura e agora volta todo esse clima, todo esse fantasma sobre nossas cabeças, através dos mesmos métodos do passado. 

O Brasil, apesar de toda a falsidade de sermos “um povo pacato”, de sermos “um povo gentil”, de sermos “todos irmãos”, negros, brancos e índios, utopia que só está no papel longe da realidade do dia-a-dia, sempre teve um povo que tentou as duras penas trazer toda esse sonho para a realidade, através da música, do futebol, da dança e da liberdade de culto, mas os “eles”, que não aceitam a felicidade, a alegria, a educação, a inteligência, as diferenças de gêneros das pessoas, a diversidade de todos os níveis, as melhorias materiais da maioria da população e o orgulho da origem africana e indigena, são totalmente contra a que o sonho vire realidade. 

“Eles” decidiram que a bandeira brasileira seria a logomarca da população a favor do ipitman e associaram a bandeira vermelha ao comunismo, a roubalheira, ao diabo, a tudo o que eles apontam que nāo presta. Da outra parte da população, que é contra o golpe, lhe foi expropriada o verde e amarelo, como se não fossem patriotas orgulhosos do pavilhão nacionalista que sempre norteou os pensamentos de todos os brasileiros. 
É triste, muito triste que “eles” tenham conseguido colocar irmãos contra irmãos, famílias contra famílias, cristãos contra cristãos, amigos contra amigos e por aí vai. 
Trouxeram para o nosso quintal as mazelas de outras partes do mundo apostando numa guerra civil para onde poderão vender suas armas e venenos para os dois lados, se forem só dois. 
Gostaria mesmo que meus amigos de Facebook, e que são meus amigos no mundo real, se entregassem a uma profunda reflexão sobre tudo isso. É esse mundo mesmo que todos nós queremos? O da guerra, do embate, da raiva, da vingança, da incompreensão, desse bigbrother no mundo real com tudo de ruim que esse programa de TV trouxe para as nossas vidas? Vamos querer mesmo o mundo da  falta de diálogo? Entendendo-se como diálogo aquele papo respeitoso entre pessoas onde a liberdade de pensamento e expressão ficam garantidas, sem perseguições. 
Precisamos nos unir como brasileiros e lutar para proteger a democracia, o voto popular, as instituições. Lutar por valores como a honestidade, a irmandade, o respeito, a compaixão, o carinho, o afeto, a solidariedade, a amizade, o amor e a paz. 
Agora, se você vai dizer que os “petralhas” são pessoas destituídas destes valores e sentimentos, aí fica difícil.

Comentários

Romero disse…
Claudio. Aqui Marcio, seu colega do CPII. Estou indo para o Rio no dia 30 jul. Mande seu contato para marcioroaz@gmail.com.

Postagens mais visitadas deste blog

Valeu Zumbi!!!

Valeu Zumbi!!!! Com este grito encerramos na madrugada do dia 20 o show feito em homenagem a Luiz Carlos da Vila promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Milhares de pessoas na praça, dezenas de artistas amigos do Luiz, todos cantando e se emocionando, mesmo fora do palco. Tudo do jeito dele, com muita alegria, samba e cerveja gelada. Valeu Zumbi, saudação cunhada pelo Luiz no samba enredo da Vila Isabel de 1988, deve estar sendo gritada muitas vezes por este país afora nestas comemorações do dia da Consciência Negra. Neste momento em que escrevo estou em Mauá, São Paulo para atuar num show de praça, integrando a banda do Martinho da Vila, numa comemoração deste dia de graça. Gostaria de escrever aqui algumas coisas relativas ao assunto. Estou sem tempo, mas não posso deixar passar em branco este dia sem dizer que sou a favor das cotas, que o racismo no Brasil é muito louco por ser um país de miscigenados, que as lutas para acabar com o preconceito e a descriminação não deveriam ser l

Matura idade.

Enfim, faço sessenta anos neste 3 de outubro de 2009. Não são aqueles anos intermediários entre a juventude e o início do fim, tipo quarenta ou cinquenta. São sessenta anos, meus camaradas. Ao contrário do que eu mesmo poderia imaginar, não vou lançar CD comemorativo, não vou fazer show comemorativo de idade e não sei quantos de carreira, nem vou fazer nenhuma roda de samba. Também não vou receber os amigos no Bar Getúlio, como pensei em algum momento. Minha comemoração dos sessenta vai ser em família, fora do Rio, na calma. Vai ser desse jeito porque ao longo destes anos todos desenvolvi uma arte que aprendi com meu pai que foi a de fazer amizades e comemorá-las, frequentemente. Entre tantas que cultivei em todo esse tempo, além de minha mãe, duas não estão mais por aqui – Paulinho Albuquerque e Luiz Carlos da Vila. Um festão de sessenta anos sem eles, é choro meu na certa. Além disso, eu teria que estar com uma grana que anda meio fugida de mim, para não deixar amigo nenhum sem ser c

O Méier baixa na Lapa e leva o caneco

Ontem, 20 de janeiro de 2008, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, foi uma noite realmente especial para nós do Bloco dos Cachaças. Nascido de regados encontros no bairro do Méier, subúrbio carioca, na casa do casal Diniz (Mauro e Claudia), o bloco cresceu e passou a reunir uma galera em deliciosa feijoada domingueira num sitio em Jacarepaguá.. Passeio tipicamente suburbano e familiar, uma onda totalmente Muriqui ou Paquetá, que reúne músicos, jornalistas, sambistas, crianças, e boêmios de um modo geral, uma boa parte embarcados em vans vindas dos quatro cantos da cidade. Ao vencermos na noite de ontem o concurso de marchinhas da Fundição Progresso foi como a confirmação do batismo do Bloco feito por nossos padrinhos Zeca Pagodinho e Marisa Monte. O bloco dos Cachaças, enfim, saúda a imprensa falada, escrita, “blogada”, televisada e pede passagem. Pede passagem para no embalo de sua marchinha, “Volante com cachaça não combina”, engrossar esse cordão que cobra m