Pular para o conteúdo principal

Orgulho

Em outubro de 2010 escrevi uma crônica para o primeiro número do Jornal Abdias. Reproduzo aqui o texto em homenagem a este brasileiro que partiu para o Orum.

 No auge do meu processo de consciência da negritude  me deparei uma época com o livro Quilombismo, de Abdias Nascimento.
O universo que se abriu  a minha frente com aquela leitura, até hoje tem em mim um efeito maravilhoso.
Um efeito que me faz permanentemente enxergar as sutilezas do racismo no Brasil e de como nós, afrodescendentes, temos que desenvolver habilidades especiais para lidar com isso no dia a dia.
Além das barreiras impostas para um progresso social, além dos limites de acesso aos meios de produção, além da realidade excludente que não oferece vagas a negros em setores tradicionalmente ocupados por brancos, além de tudo que foi apontado no Quilombismo e em outras publicações, enfrentamos o problema do relacionamento com o outro branco, com o amigo branco que não percebe e não entende a dificuldade de ser um negro no Brasil, mesmo ele não sendo racista ou preconceituoso.
É uma dificuldade que na hora H nos leva a um sentimento de solidão só compartilhado pelo semelhante afrodescendente. É uma situação complicada, delicada, difícil de abordar mesmo nestas poucas linhas que escrevo, mas que existe.
É aquela coisa de você constatar uma ação ou gesto racista e o outro, que não vive o problema, preferir entrar numa de que você se sente um perseguido, do que enfrentar e dialogar contigo sobre o fato.
Me atenho a esse detalhe porque não acredito numa nação brasileira que não envolva todos os seus seguimentos étnicos de forma ampla e irrestrita. Este envolvimento para ser pleno não deve ser entendido somente no plano das instituições, decretos ou idéias, mas também no plano dos relacionamentos interpessoais.
A nação brasileira, formada por índios, negros, brancos e mestiços de vários matizes, existirá de verdade quando cada cidadão tiver noção, consciência e responsabilidade com sua intimidade genética com  todas os que formaram o povo brasileiro.
É uma questão de reconhecimento, afeto e, numa instância maior, orgulho de ser o produto de todos estes matizes.
Acredito neste momento em que as ideologias, movimentos e instituições voltadas para esta causa serão o suporte, o meio e não o fim de uma luta, de um sonho.
Quilombismo foi um marco e Abdias é um brasileiro no melhor significado da palavra.
Me sinto orgulhoso de ser negro, me sinto mais orgulhoso com o convite que me foi feito para traçar algumas linhas nesta primeira edição deste Jornal. Vida longa ao Jornal Abdias.

Cláudio Jorge
20/11/2010


Comentários

Eugenia disse…
muito bacana o texto, amigo.
o novo site está ótimo. daqui a uns 10 min. a notícia ref. a ele aparecerá na Agenda. bjão!
Cláudio Jorge disse…
Maravilha, Eugênia. Valeu. Beijos.
Infelizmente o Brasil perde um guerreiro, um dos talentos legados pela luta e pelo brilhantismo de suas convicções. Espero que todos se lembrem de seus ensinamentos, de seus exemplos e legado que seja modelo de cidadania.
Cláudio Jorge disse…
Meu amigo Humberto Araújo me mandou a seguinte mensagem:

Cajó;

Parabéns pelo novo site/blog/tudo.
Bem bacana e é legal quando é a gente mesmo que faz! Digo pq fiz o meu através de um aplicativo Yahoo, que resultou nesse aí abaixo.
Dá uma visitada? (WWW.HUMBERTOARAUJO.COM)
Vc disponibilizou algumas canções suas que possuem arranjos meus. Pois é, se vc quiser ou achar interessante, bota os arranjos de sopros também.
Não sei se já não os colocou por alguma questão de "autorização" ou por ater-se ao curso de violão, etc. Mas fica a idéia! Toquei "Amigo de Fé" semana passada e essa no Afrotudo.
Sobre o Abdias, postei no Facebook o seguinte, no dia de sua passagem:

"Partiu pra perto, o suficiente a manter viva a Luz na fé dos vacilantes.
Foi alí numa pradaria na "Juremá " continuar sua briga contra os tolos e sua luta pela nobreza de espírito, caráter, pela PAZ.
Prof.Abdias fez de seu século, uma história em defesa do mais libertário humanismo, livre de qualquer tipo de preconceito.
Na verdade nem partiu, diluiu-se da matéria e agora é espírito, potência! Vivo!
Agora então, mais vivo do que nunca!
Ybaê! Tata Abdias!"

Beijão!

HA
Anônimo disse…
Grande CJ:
De fato, ser contemporãneo e conterrâneo do Abdias me dá orgulho.
Não sei se você sabe, há um documentário sobre este grande brasileiro em fase final de produção.
Breve, dou mais informações.
O blog está uma beleza.
Abraços
Saudações alvinegras!
Marcelo Sá Corrêa
PS abraços também no HA>
nivaldo duarte disse…
E eu me orgulho de ser seu fan, como diria Nelson Rodrigues, há mais de 5 mil anos. Grande Cláudio Jorge, o Zico me perguntou por você.

Postagens mais visitadas deste blog

Valeu Zumbi!!!

Valeu Zumbi!!!! Com este grito encerramos na madrugada do dia 20 o show feito em homenagem a Luiz Carlos da Vila promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Milhares de pessoas na praça, dezenas de artistas amigos do Luiz, todos cantando e se emocionando, mesmo fora do palco. Tudo do jeito dele, com muita alegria, samba e cerveja gelada. Valeu Zumbi, saudação cunhada pelo Luiz no samba enredo da Vila Isabel de 1988, deve estar sendo gritada muitas vezes por este país afora nestas comemorações do dia da Consciência Negra. Neste momento em que escrevo estou em Mauá, São Paulo para atuar num show de praça, integrando a banda do Martinho da Vila, numa comemoração deste dia de graça. Gostaria de escrever aqui algumas coisas relativas ao assunto. Estou sem tempo, mas não posso deixar passar em branco este dia sem dizer que sou a favor das cotas, que o racismo no Brasil é muito louco por ser um país de miscigenados, que as lutas para acabar com o preconceito e a descriminação não deveriam ser l

Matura idade.

Enfim, faço sessenta anos neste 3 de outubro de 2009. Não são aqueles anos intermediários entre a juventude e o início do fim, tipo quarenta ou cinquenta. São sessenta anos, meus camaradas. Ao contrário do que eu mesmo poderia imaginar, não vou lançar CD comemorativo, não vou fazer show comemorativo de idade e não sei quantos de carreira, nem vou fazer nenhuma roda de samba. Também não vou receber os amigos no Bar Getúlio, como pensei em algum momento. Minha comemoração dos sessenta vai ser em família, fora do Rio, na calma. Vai ser desse jeito porque ao longo destes anos todos desenvolvi uma arte que aprendi com meu pai que foi a de fazer amizades e comemorá-las, frequentemente. Entre tantas que cultivei em todo esse tempo, além de minha mãe, duas não estão mais por aqui – Paulinho Albuquerque e Luiz Carlos da Vila. Um festão de sessenta anos sem eles, é choro meu na certa. Além disso, eu teria que estar com uma grana que anda meio fugida de mim, para não deixar amigo nenhum sem ser c

O Méier baixa na Lapa e leva o caneco

Ontem, 20 de janeiro de 2008, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, foi uma noite realmente especial para nós do Bloco dos Cachaças. Nascido de regados encontros no bairro do Méier, subúrbio carioca, na casa do casal Diniz (Mauro e Claudia), o bloco cresceu e passou a reunir uma galera em deliciosa feijoada domingueira num sitio em Jacarepaguá.. Passeio tipicamente suburbano e familiar, uma onda totalmente Muriqui ou Paquetá, que reúne músicos, jornalistas, sambistas, crianças, e boêmios de um modo geral, uma boa parte embarcados em vans vindas dos quatro cantos da cidade. Ao vencermos na noite de ontem o concurso de marchinhas da Fundição Progresso foi como a confirmação do batismo do Bloco feito por nossos padrinhos Zeca Pagodinho e Marisa Monte. O bloco dos Cachaças, enfim, saúda a imprensa falada, escrita, “blogada”, televisada e pede passagem. Pede passagem para no embalo de sua marchinha, “Volante com cachaça não combina”, engrossar esse cordão que cobra m