Eu já o conhecia formalmente de outros camarins em shows no Coliseu de Lisboa, mas sem conhecer o seu papo e a suas tintas.
Nosso encontro em sua casa foi uma deliciosa surpresa visual, auditiva e palatável, graças também à comida moçambicana por ele preparada para nós. Um lance meio vatapá, com direito a pimenta da boa e um vinho tinto português supremo.
Na chegada, o visual do pôr do Sol às oito da noite visto de sua janela em Cascais já entregava a intimidade de Chichorro com as cores da vida. Só que no caminho da entrada até o pôr do Sol, parecia que estávamos percorrendo numa exposição de arte. Pinturas dele e de amigos nas paredes. Peças em cerâmica que ele diz só fazer por hobby, tudo com aquela força e beleza de arte africana com cara de modernidade, “sem aquela onda naïf”, como me disse uma vez o Lenine se referindo à música de Richard Bona.
Fiquei emocionado com os quadros, com o privilégio de visitar seu atelier, com a noite que passamos conversando sobre tudo, inclusive informando a ele que no Rio de Janeiro tem uma Rua do Chichorro. Rua ilustre no bairro do Catumbi - onde também morou o Mestre Pixinguinha no número 84 - e também citada por Nei Lopes no samba “A neta de Madame Roquefort”.
No final da noite Chichorro nos presenteou com o livro “Mestiçagem do olhar”, uma publicação onde está enfocada um pouco da sua obra. A pintura deste moçambicano toca no fundo da alma de qualquer um, mas daqueles que têm sua origem na África e em Portugal é um bálsamo, é quase como uma organização de emoções, idéias e sentimentos.
Sou bastante identificado com seus principais temas - a música, o violão e as mulheres - e não resisti a fotografar algumas páginas deste livro e aqui reproduzi-las. Mas o bom mesmo é visitar o site do pintor em http://www.chichorro.com
Delicie-se.

Fotos: Cláudio Jorge
Comentários
Excelente a visão de olharmos a partir do Brasil para dois importante formadores de nossa história: Portugal e África.
Grande sacada e que belo trabalho o do Chichorro.
E vc ainda ganha salário para trabalhar??? :)
Um grande abraço cheio de inveja...